Pesquisar este blog

domingo, 18 de agosto de 2013

Como cuidar do filhote - 1 a 4 meses

Como cuidar do filhote - 1 a 4 meses


Bom, agora que o filhote já foi escolhido, quando ele tiver 45 dias de vida, pode se separar da mãe. Isto pode ser bem traumatizante para ele, mas você pode ajudar bastante para esta experiência ser a melhor possível. 


Assim que vier para casa, deixe uma peça de roupa sua na caminha onde ele irá dormir. Isto fará ele se sentir mais calmo. Pode deixar algum barulhinho também, como um tictac, para ele não se sentir sozinho durante a noite. Provavelmente, nas duas ou três primeiras noites ele irá incomodar um pouco... Mas calma, ele é só um filhote que acabou de se separar da mãe!

No 1° mês em casa, o filhote deve ficar só dentro, em um ambiente sem contato com outros cães. Deixe a caminha dele próxima aos potinhos de comida e água, e folhas de jornal um pouquinho distante, que é aonde ele fará as necessidades. Sempre deixe uma folha de jornal com xixi por baixo das outras limpas, assim ele sentirá o cheiro e fará as necessidades sempre no mesmo local.

Procure apresentar tudo ao cãozinho, diversos barulhos, cores, pessoas, animais. Durante o 3° mês o filhote passa pela fase do medo, portanto tome muito cuidado para ele não levar nenhum susto grande, pois pode levar este trauma por toda a vida...

Ele deve ser desverminado para não retardar seu crescimento. A ração deve ser dividida em 4 vezes ao dia até os 3 meses. Após o 3° mês, divida em 3 vezes. Experimente dar cenoura para o seu cão roer, o meu adora! Faz bem aos dentes e aos pelos, além de entreter o filhote.

Frutas diversas e legumes crus podem ser dados ao cachorrinho, desde que não tenham tempero e não sejam ácidas.
Banhos, no máximo 1 por mês, e apenas com sabão de coco. Coloque algodão nas orelhas, e não esqueça de secar bem com secador.

Não esqueça de dar todas as vacinas! Consulte o veterinário! O filhote só pode ir para a rua depois de terminada toda a vacinação.

Raça Pequinês
172
O Pequinês pertence a uma das raças mais antigas do mundo. A lenda diz que surgiu do amor entre um leão e uma pequena macaca.

Trata-se de uma raça com tradição na corte imperial de Pequim, onde os seus membros caracterizavam-se por levar exemplares desta pequena raça dentro das mangas dos seus vestidos

A sua origem vem do cruzamento entre o Paï, cão doméstico dos imperadores Chineses e o Terrier de Lhasa. Na antiga China, o Pequinês ou também denominado “cão leão” era propriedade da família imperial. A sua exportação estava proibida e o seu roubo era caso para pena de morte.

A pelagem desta raça é extravagante, com aspecto leonino. Pode-se apresentar em várias cores e caracteriza-se pela sua cabeça ampla, focinho achatado e seu nariz enrugado.
Trata-se de um cão de tamanho pequeno, com uma expressão inteligente e alerta. Não ultrapassa os 25 cm de comprimento.

As suas orelhas são curvas e têm forma de coração. Tem olhos redondos e arregalados, o que lhes dão um aspecto desperto.

O cão Pequinês é sensível e afectuoso com o seu dono, mas distante com os estranhos. Apesar do seu tamanho reduzido, é um cão valente e guardião do seu lugar. É um excelente cão doméstico, graças ao seu carácter divertido e brincalhão.

Às vezes é um pouco independente e orgulhoso, um pouco difícil de ensinar, por isso é recomendado para casas onde não tenham crianças.

O cão pequinês não gosta de exercício em demasia, sendo que os seus jogos rapidamente o cansarão.

Não precisa de uma alimentação especial, mas devemos vigiar o seu peso pois esta raça tende a engordar.
Cão raça PequinêsRaça Pequinês
Devido às características do seu focinho, o Pequinês é propício a ter problemas respiratórios. É uma raça de cães recomendada a pessoas não tão activas, como adultos.

Dado o seu tamanho reduzido, não precisa de espaços amplos pois ele adapta-se com facilidade em pequenos apartamentos.

O Pequinês tem uma camada exterior comprida e áspera, enquanto que a camada interior é suave e densa.

O pêlo do Pequinês necessita de cuidados diários para que brilhe. Devemos evitar que o pêlo se emaranhe, especialmente na zona das patas traseiras.

Os exemplares Pequinês machos geralmente medem entre 18-25 cm e pesam entre 3 a 5 kg, enquanto que as fêmeas pode pesar um pouco mais, entre 4 a 6 kg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página