Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

São Paulo precisa de uma Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres


São Paulo precisa de uma Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Imprimir

 



































Começa neste mês, a Campanha de conscientização conhecida como Outubro Rosa, que tem como objetivo estimular a participação da população, empresas e entidades na prevenção e combate ao câncer de mama. Na opinião da deputada Ana Perugini (PT), que na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), coordena as atividades da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, o momento é oportuno para exigir do Governador Geraldo Alckmim a criação de uma Secretaria de POlíticas Públicas para as Mulheres, assim como já fez o Governo Federal.
A cada dia, a mulher tem assumido um papel de destaque na sociedade brasileira. Na família, são muitos os lares administrados por mulheres, que já provaram que tem mais competência para a tarefa. Nas famílias onde as mulheres são as "gestoras", seus integrantes comem melhor, se vestem melhor, vivem uma vida mais digna. Por este motivo, o mandato da deputada tem uma atenção especial à saúde da mulher, além de se dedicar à libertação plena das mulheres, num país onde ainda vigoram a violência doméstica e o preconceito.

Câncer de Mama:

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por mais de 20% dos casos novos a cada ano. No Brasil, o câncer de mama também é o de maior incidência entre as mulheres.  Para o ano de 2012 foram estimados 52.680 casos novos, que representam uma taxa de incidência de 52,5 casos por 100 mil mulheres.

Como surgiu o Outubro Rosa:

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).



Mais notícias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página