Cavalgada em Mirandópolis reúne cerca de 700 animais

Cavalgada percorreu as principais ruas e avenidas da cidade e foi recebida pela população
MIRANDÓPOLIS – O recinto de festas Antonio Hidalgo reuniu no domingo (15), pelo menos 15 comitivas de boiadeiro da região, um carro de boi e aproximadamente 700 animais. Os grupos, junto a centenas de convidados, participaram da Cavalgada e Queima do Alho realizada pelo Departamento Municipal de Cultura com apoio da Prefeitura de Mirandópolis.
Iniciado por volta das 10h30, o evento foi aberto com a palavra do prefeito José Antonio Rodrigues que agradeceu a participação de todos, os padres Alexandre e Edson fizeram a benção e a festa se estendeu até o início da noite. A primeira atividade do dia foi a cavalgada, iniciada na avenida São Paulo e percorrida pela avenida Raul da Cunha Bueno, Rafael Pereira, rua Ana Luiza da Conceição, Dom Pedro I, Joaquim Alves Filho, Rondônia, José Correa Moreno, Senador Rodolfo, Anchieta e outros trechos da cidade. A população acompanhou a cavalgada, acolhendo os participantes com aplausos e acenos de mão enquanto passavam pelos bairros.
Além da presença das comitivas previstas, participou também a comitiva de Guaraçaí. “Mesmo sem inscrição, o grupo chegou e participou da cavalgada somando ainda mais participantes”, comemora a diretora de Cultura e presidente da Comissão Permanente de Eventos, Edilene da Costa que organizou o evento com apoio da Prefeitura e da Comitiva Cachoeira, de Mirandópolis.
Prestigiaram a festa, as comitivas: São Francisco (Bento de Abreu), Anhangaí (Araçatuba), Poeira da Estrada (Valparaíso), Três Meninos (Andradina), Aroeira (Araçatuba), Amizade (Valparaíso), Coração Sertanejo (Junqueirópolis), Sertaneja (Guararapes), Tabajara City (Lavínia), Santos (Dracena), Rancho do Vaqueiro (General Salgado) e comitiva Estradão. Da cidade anfitriã participarão quatro comitivas: Primavera, Boa Esperança, Cachoeira e Abeia’s. Um carro de boi de Lavínia também fará parte da cavalgada.
Todos os participantes receberam troféu simbólico e as premiações em dinheiro foram atribuídas ao Melhor Trole (charrete): Mário Branco; Carro de boi: Marcos Araújo; Boi montado: comitiva Sertaneja; melhor estilo americano feminino, Rosangela Cristina Batista Galvão, da Comitiva Esperança; melhor cowboy, Lenilson Cornacini, de Valparaíso; Melhor tralha de trabalho: Donizete e André; melhor tralha argolada, Pedro Henrique de 11 anos e Rodrigo, ambos da comitiva Poeira da Estrada.
O peão mais novo e melhor trajado da festa foi considerado Guilherme, de 11 anos, da comitiva Poeira da Estrada; já o mais velho e que acompanhou todo o percurso da cavalgada foi Benedito Leite da Silva, de 83 anos da Comitiva Sertaneja.
Na categoria melhor comitiva sem burro solto foi classificada em 1º lugar a Aroeira e em 2º lugar a Anhangaí. A melhor comitiva com burro solto foi a Primavera, em 2º lugar ficou a Boa Esperança e em 3º, a Poeira da Estrada. A prova do berrante foi avaliada em duas etapas, na primeira os jurados observaram o desempenho dos berranteiros durante a cavalgada e, em seguida pediram demonstrações para o público de volta ao recinto.
O primeiro lugar ficou para a Comitiva São Francisco e o segundo para a Primavera. Embora não tenha participado da competição, a jovem Monique Aragão, de 11 anos, da comitiva Coração Sertanejo, fez a apresentação de toques da saída, queima do alho e toque livre encantando o público presente.
QUEIMA DO ALHO
Após a cavalgada que durou pouco mais de noventa minutos, os peões voltaram ao recinto para iniciar a queima do alho, como é chamado o preparo da comida feita pelos homens. É a culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro. O cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. Feita em fogão improvisado, próximo ao chão e panelas trazidas em malas que são carregadas no lombo dos animais. A comida foi avaliada por jurados e premiada de acordo com a proximidade da tradição e sabor caipira.
A comitiva vencedora na queima do alho foi a Primavera, de Mirandópolis. Em segundo lugar ficou a comitiva Boa Esperança, também da cidade anfitriã e o 3º, 4º e 5º lugar ficaram empatados entre as comitivas: São Francisco, de Bento de Abreu; Anhangaí, de Araçatuba e Poeira da Estrada, de Valparaíso.
O evento seguiu com música sertaneja e o oferecimento de arroz carreteiro pelo Fundo Social de Solidariedade que vendeu toda a produção do dia, que totalizou 240 marmitas. A renda arrecada será encaminhada aos projetos sociais assistidos pela Prefeitura de Mirandópolis.
Assessoria de Imprensa - 16/07/2012 - 18:00
Nenhum comentário:
Postar um comentário