Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Assentamento para 210 famílias é inaugurado em Mirandópolis-São Paulo


Assentamento para 210 famílias é inaugurado em São Paulo

26/04/2013 10:39

Assentamento para 210 famílias é inaugurado em São Paulo

Foto: David Alves/MDA

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, e o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes de Guedes, inauguraram o assentamento Florestan Fernandes, em Mirandópolis, no oeste paulista. As famílias receberam uma cópia do plano de trabalho com as ações de infraestrutura e desenvolvimento a serem desenvolvidas pelo Incra – autarquia ligada ao MDA – em prazos já definidos. Também participaram da solenidade o delegado federal agrário Reinaldo Prates, o superintendente do Incra/SP, Wellington Diniz Monteiro, e autoridades locais. 


Pepe Vargas destacou a importância dos assentamentos para a democratização do acesso à terra e o fortalecimento da agricultura familiar. E afirmou que a reforma agrária não é somente feita pelo Incra e o MDA, mas passa pelas lutas sociais e políticas públicas interligadas. "Vários ministérios atuam conjuntamente para uma estratégia nacional de desenvolvimento no campo. Estamos inserindo as famílias assentadas e acampadas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, para que possam ter direitos a outras ações públicas", ressaltou. 
Também destacando a importância do agricultor assentado para o desenvolvimento do País, Carlos Guedes disse que "a autarquia fundiária e seus servidores estão empenhados em fazer uma reforma agrária que dará orgulho aos brasileiros pela produção orientada, com serviço de assistência técnica eficiente, respeito ao meio ambiente e qualidade de vida para as famílias do campo". Guedes anunciou que até o final deste ano serão criados 288 assentamentos em todo o País. 
Sobre a área O assentamento Florestan Fernandes está sendo criado na antiga fazenda Retiro, que tem 2,8 mil hectares e permitirá o assentamento de 210 famílias. A área foi considerada improdutiva em 2001 e decretada de interesse social para fins de reforma agrária em 22 de novembro de 2002. Com a criação desse assentamento, a região de Andradina passará a contar com 40 assentamentos administrados pelo Incra, localizados em 12 municípios e beneficiando mais de 3.400 famílias. 
O Incra também já está na posse de outros cinco imóveis na região, nos municípios de Guaraçaí, Indiaporã, Pontalinda e Dracena, que serão destinados à reforma agrária. A região concentra a maior quantidade de assentamentos federais do estado de São Paulo, o que favorece o seu desenvolvimento produtivo, comercialização, dinamização da economia regional e segurança alimentar da população. 
Novo modelo de reforma agrária 
Atualmente, a área destinada a projetos de assentamento no País soma 87,8 milhões de hectares, o que significa a presença do Incra em mais de 10% do território nacional. Uma característica dos novos assentamentos é a integração de políticas públicas, por meio de ações vinculadas ao Plano Brasil Sem Miséria, como os programas Luz para Todos, PAC Infraestrutura e o Minha Casa, Minha Vida. O objetivo da autarquia é combinar quantidade e qualidade para os novos assentamentos, a fim de convertê-los em comunidades rurais autônomas, com garantia de condições de vida digna às famílias assentadas. 
Tags da notícia:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Total de visualizações de página