Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Alckmin inaugura sistema de bloqueadores de celular em presídio

Alckmin inaugura sistema de bloqueadores de celular em presídio

Aparelho capta sinais telefônicos e atrapalha comunicação. 
Penitenciária 2 de Presidente Venceslau é a primeira a receber sistema.

Do G1 Presidente Prudente
Comente agora
Governador inaugurou sistema nesta sexta-feira (31) (Foto: Pedro Mathias/G1)Governador inaugurou sistema nesta sexta-feira (31) (Foto: Pedro Mathias/G1)
O sistema de bloqueadores de sinal de celular na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau foi inaugurado pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), por volta das 10h30 desta sexta-feira (31). Esta é a primeira unidade a receber os equipamentos em todo o Estado. O lançamento contou com a presença do responsável pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), Lourival Gomes, e de autoridades municipais e estaduais.

Os aparelhos instalados na penitenciária, conhecida como P2, onde estão alguns dos presos mais perigosos do país, começaram a funcionar no dia 15 de janeiro. Eles foram anunciados pelo governo em outubro de 2013, após escutas telefônicas obtidas pelo Ministério Público flagrarem membros de uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios paulistas dando ordens, contabilizando o tráfico, comprando armas e mandando matar policiais e autoridades.

Conforme a SAP, o investimento total foi de R$ 31 milhões. O novo sistema de bloqueio do sinal de telefonia celular inclui duas tecnologias. Na primeira, o aparelho “confunde” o celular e capta o sinal emitido pelo aparelho, como se fosse uma antena; já na segunda, o bloqueador emite um sinal que atrapalha a comunicação e a antena mais próxima.
O contrato afirma que a empresa responsável pela instalação também deverá realizar a manutenção dos equipamentos e a readequação dos aparelhos conforme a evolução tecnológica, ainda de acordo com a SAP. Outras 22 unidades prisionais do Estado de São Paulo receberão os equipamentos.
O evento ocorreu após a passagem de Geraldo Alckmin pela Santa Casa de Misericórdia de Presidente Venceslau, onde inaugurou a reforma da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e anunciou verbas no total de R$ 1 milhão para o término das obras do centro cirúrgico. Ainda no local, ele se reuniu com mutuários do Conjunto Habitacional Watanabe 2, pertencente à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), que esperam há cerca de oito anos para receberem as casas.
 
  •  
Penitenciária de Venceslau é a primeira a receber sistema (Foto: Pedro Mathias/G1)Penitenciária de Venceslau é a primeira a receber sistema (Foto: Pedro Mathias/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página