Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Penitenciária de Itaí será automatizada

Penitenciária de Itaí será automatizadaPDFImprimirE-mail
Sex, 31 de Janeiro de 2014 10:06
http://www.sifuspesp.org.br/index.php/materia-1/2316-310114itai.html
310114itai
A reforma já está em fase de licitação; servidores e presos não serão transferidos



Em visita à Penitenciária de Itaí nesta semana, os diretores do SIFUSPESP constataram o péssimo estado em que a unidade se encontra após a rebelião do dia 13 de janeiro, em que boa parte do imóvel foi depredada. Após ouvir os depoimentos dos funcionários e conversar com o diretor geral da unidade, os sindicalistas seguiram para uma reunião com o coordenador da CRN para discutir as questões levantadas em Itaí, e também em outras unidades da regional.

Estiveram presentes na reunião da CRN o Coordenador Carlos Alberto Ferreira de Souza e os representantes do SIFUSPESP Gilberto Machado, Francisco Sanches, Wellington Braga e Luiz Menezes de Godoi.
Sobre Itaí, o Coordenador ratificou o compromisso assumido pelo Secretário da pasta Lourival Gomes com o SIFUSPESP no sentido de não transferir nenhum funcionário da unidade durante a reforma. Adiantou também que o planejamento da SAP é pela permanência da totalidade dos presos. Ou seja, um raio será interditado para reforma e os outros três continuarão abrigando todos os presos até o fim da obra.
Segundo Carlos de Souza, a reforma da Penitenciária de Itaí sofrerá alterações por conta da rebelião. Serão acrescentadas ao projeto inicial a colocação de terceira cama nas celas e automatização da unidade. Já está em andamento o processo de licitação para reforma emergencial. A previsão inicial é de seis meses para conclusão das obras.
“Apesar das negativas do Coordenador ou mesmo do Secretário da SAP em reuniões anteriores quanto a não diminuição do quadro de funcionários em unidades automatizadas, o SIFUSPESP estará atento e esta é uma questão que nos preocupa muito”, ressalta Gilberto Machado, Tesoureiro do sindicato.
Durante o encontro, os sindicalistas informaram ao Coordenador que uma das maiores reclamações dos funcionários da unidade de Itaí é sobre a falta de diálogo da direção com o corpo de funcionários. Na avaliação do sindicato, isto impossibilitou que algumas questões e problemas fossem detectados com antecedência. Carlos afirmou que o diálogo entre a administração das unidades e o corpo de funcionários é uma orientação da Coordenadoria Noroeste, e que deverá ser disponibilizado para os funcionários de Itaí o curso " realinhamento de conduta" como elemento de motivação e ajustes, se for o caso.
NOVAS UNIDADES
A superlotação carcerária das unidades prisionais da Região Noroeste foi outro assunto na pauta. “Esse problema acontece em todo o estado, em todas as unidades prisionais. O SIFUSPESP reforça sempre com os administradores da SAP a necessidade de definir uma política para o sistema prisional, envolvendo todos os poderes constituídos, para solucionar tanto a superlotação de presos quanto o déficit de funcionários. A soma desses dois problemas é explosiva”, comenta Gilberto Machado.
Carlos de Souza lembrou que duas novas unidades devem ser inauguradas na Região Noroeste ainda neste semestre. O Departamento de Engenharia da SAP tem como previsão de inauguração da unidade de Bernardino de Campos para março, pois o problema do encaminhamento da água pluvial já estaria equacionado.
A unidade de Taquarituba tem expectativa de ser inaugurada em abril, pois as questões referentes ao emissário de esgoto já estariam resolvidas. Foi discutida também a necessidade urgente da duplicação da Rodovia João Melão, principalmente entre a saída da Raposo Tavares até Taquarituba. “Isso envolve governo estadual e as prefeituras envolvidas. É preciso no mínimo uma sinalização e manutenção melhor, um acostamento pavimentado e uma terceira faixa nas subidas”, reivindicou Wellington Braga, Diretor do Departamento Jurídico do SIFUSPESP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página