Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

'Não me responsabilizo', diz diretor da Casa de Custódia sobre superlotação

FICA A PERGUNTA QUANDO ISSO ACONTECERÁ EM SP, A SUPERLOTAÇÃO AQUI TAMBÉM ESTÁ EM NÍVEIS ALARMANTES, SERÁ QUE A POPULAÇÃO CARCERÁRIA DO ESTADO DE SP , IRÁ SE REBELAR CONTRA O PODER EXERCIDO DENTRO DOS PRESÍDIOS? E O GOVERNO QUE AÍ ESTA, NÃO EXISTE UMA POLÍTICA SÉRIA PARA O SISTEMA PRISIONAL! ESTE ANO TEMOS A OPORTUNIDADE DE MUDAR ISSO!



'Não me responsabilizo', diz diretor da Casa de Custódia sobre superlotação

André Ribeiro diz que unidade em Maceió está com o dobro da capacidade.
Presos se rebelaram após chegada de 31 detentos para serem abrigados.

Michelle FariasDo G1 AL
Presos da Casa de Custódia se rebelaram após chegada de 31 detentos (Foto: Dulce Melo/Rádio Gazeta)Presos da Casa de Custódia se rebelaram após
chegada de 31 detentos
(Foto: Dulce Melo/Rádio Gazeta)
Presos que estão na Casa de Custódia de Maceió, localizada no bairro do Jacintinho, se rebelaram após a chegada de 31 novos detentos na unidade, na tarde desta segunda-feira (4). De acordo com o diretor da unidade, André Ribeiro, os presos se revoltaram com a superlotação na unidade.

"Não me responsabilizo por nenhuma tragédia que possa ocorrer na Casa de Custódia. É um absurdo a situação dos presos, só há capacidade para 40 homens e 5 mulheres, mas hoje estamos com 87 pessoas. Isso aqui é uma tragédia anunciada porque os presos não têm nem como se mexer direito", afirma Ribeiro.
Pela manhã, o juiz de execuções penais, José Braga Neto, determinou a transferência de 13presos da Central de Flagrantes para a Casa de Custódia, só que, quando os presos foram levados, 18 pessoas encaminhadas por outras delegacias estavam no local para ocupar as celas. Diante da situação, o diretor da Casa de Custódia, André Ribeiro disse que o local está com o dobro da capacidade e que pode ocorrer uma tragédia.
Detentos tiveram que esperar um acordo para serem recebidos na Casa de Custódia (Foto: Dulce Melo/Rádio Gazeta)Detentos tiveram que esperar um acordo para serem recebidos na Casa de Custódia (Foto: Dulce Melo/Rádio Gazeta)
Segundo André Ribeiro, os presos só se acalmaram após um acordo com o delegado Denisson Albuquerque. "O delegado é quem estava trazendo os presos da Central, mas quando ele chegou havia outros 18 presos para ficar aqui. Assim, ele fez um acordo e disse que só traria mais presos quando abrir vagas no sistema prisional", disse.
O delegado Denilsson Albuquerque acredita que não será possível cumprir a decisão do juiz Braga Neto, de que só deve ficar 24 presos na Central de Flagrantes. "Não tem como os presos ficarem na Casa de Custódia e nem na Central. É preciso abrir vagas no sistema prisional para desafogar as delegacias", diz.
Determinação
O juiz da 16ª Vara de Execuções Penais, José Braga Neto, informou, na manhã desta segunda-feira (4), que determinou a transferência de presos da Central de Flagrantes para a Casa de Custódia e para o sistema prisional devido à superlotação naquela unidade. A medida acontece depois que a central deixou de receber presos por falta de vagas na carceragem.
Na manhã desta segunda, a carceragem está com 36 presos, distribuídos em apenas três celas. A capacidade do local é de quatro presos por cela. Sem ter para onde levar as pessoas apreendidas, viaturas da Polícia Militar aguardam em frente ao prédio para fazer o procedimento de prisão.
Para Braga Neto, mesmo que as outras unidades estejam superlotadas, os presos não podem ficar esperando tanto tempo em viaturas para fazer um procedimento. “Apesar da Casa de Custódia também registrar superlotação, a situação na Central de Flagrantes é pior. A Casa de Custódia tem 82 presos e pode sim receber esses outros. É inadmissível se negar a receber presos”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página