Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Vidas encarceradas: o cotidiano dos agentes penitenciários paulistas

Vidas encarceradas: o cotidiano dos agentes penitenciários paulistas


Livro “Vidas Encarceradas – Trabalho e Cotidiano dos agentes penitenciários de São Paulo” traz um retrato do sistema prisional paulista, a partir dos relatos dos guardas do cárcere. Escrito por quatro jovens jornalistas, Andréia Coutinho, Nathan Xavier, Guilherme Oliveira e Vanessa Ramos, como trabalho de conclusão do curso de jornalismo na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, a proposta do livro-reportagem é olhar para dentro das prisões e descrevê-las sob a ótica de personagens desconhecidos, que não entraram para a história oficial, mas são peças cruciais na engrenagem das penitenciárias de São Paulo.
Foram escolhidos quatro personagens, que falam sobre rebeliões, facções criminosas, ameaças, convivência familiar, saúde no trabalho e uma série de outras questões que permeiam o sistema prisional. Um deles é Guaracy que, há cinco anos, junto da esposa e dos filhos, compreendeu de fato quais são os desafios e as ameaças da profissão.
Ponte publica com exclusividade o capítulo “Segunda Morada” que conta a história de Guaracy.
Por ser um trabalho de conclusão de curso, o livro não está em livrarias. Os autores estão em busca de uma editora, mas anunciam o lançamento da obra, de forma independente, para setembro. Pré-venda e mais informações podem ser encontradas na página do facebook de Vidas Encarceradas (facebook.com/vidasencarceradas)
Os dados apresentados no livro são da Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo (SAP), que não forneceu informações a respeito de facções criminosas ou mesmo sobre o número de trabalhadores que adoeceram ou se aposentaram no último período. Esses e outros questionamentos foram enviados pelos autores à secretaria durante a construção da obra.
Baixar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página