Momento é de enfrentamento às privatizações de presídios e de reflexão sobre nosso futuro
Há guerreiros e guerreiras desanimados com o anúncio do governador João Doria (PSDB) em coletiva nesta sexta (14). Ele e o vice governador, Rodrigo Garcia, falaram que “não querem mais” presídios públicos e tentaram justificar o alto custo dos presos no “modelo” privatizado usando a aposentadoria dos servidores - paga por nós mesmos, com desconto mensal em nossos salários até depois que nos aposentamos - como desculpa para entrega do sistema à iniciativa privada.
Não podemos esquecer que a Lei de Execução Penal (LEP) é clara quanto ao que pode e ao que não pode ser terceirizado. E é com base na lei e com a mobilização da categoria que vamos à luta contra as privatizações. A lei também diz que nosso trabalho é indelegável e, as “Regras de Mandela”, que estão no Artigo 143 da Constituição Estadual de SP, determinam que a custódia do preso é dever do Estado.
A luta está apenas começando e, ainda que alguns se sintam desanimados, é preciso acreditar. Tem gente falando em extermínio da carreira do servidor penitenciário, mas, estando presidente do SIFUSPESP, no que depender de mim, isso não vai acontecer e vamos seguir juntos nessa batalha.
Quando eu quis mudar, vim pra luta. Cada companheiro e cada companheira, não importa como está na penitenciária, se diarista ou plantonista, se são da área meio, APSs ou AEVPs, é necessário agora que todos façam uma reflexão sobre o que queremos para o futuro.
A luta está estruturada estrategicamente, os três sindicatos se uniram e temos uma reunião nesta semana para discutir mais ações.
Em breve o Coronel Restivo deve ser convocado pela Assembleia Legislativa - onde o SIFUSPESP tem atuado fortemente, inclusive mudando a pauta de reuniões (veja a reportagem do Jornal da Assembleia no vídeo abaixo), e precisamos estar organizados para ir ao plenário e ao enfrentamento. O embate está estruturado e estamos avançando.
Agora o recado é esse: não vamos morrer sem lutar!
Presidente do Sifuspesp muda pauta da Alesp e
ganha apoio contra privatizações de presídios
ganha apoio contra privatizações de presídios
Nenhum comentário:
Postar um comentário