13 DEZEMBRO 2011
A duplicação da SP-294, a Rodovia João Ribeiro de Barros, no trecho de cerca de 66 quilômetros, a partir de Parapuã até Tupi Paulista, é a principal solicitação encaminhada ao Governo do Estado pela deputada Ana Perugini (PT), a pedido do Partido dos Trabalhadores da Região da Alta Paulista. O pedido da deputada, em nome dos membros do PT de toda a Região, foi formalizado durante reunião na sede do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), na Capital, no último dia 7 de dezembro. “É exatamente por isso que trabalho pela regionalização do Orçamento; para que a população tenha a oportunidade de indicar o que é prioridade, cada qual em sua região”, argumentou Ana Perugini em defesa do Orçamento Participativo Regional, um de seus compromissos de mandato pelo fortalecimento do Interior Paulista.
Desde seu primeiro mandato, iniciado em 2007, a deputada Ana Perugini tem incentivado a participação popular em todas as regiões do Estado. É uma questão de cidadania, costuma enfatizar, razão pela qual ela convidou para acompanhá-la, na reunião com o superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni, todas as lideranças do PT da Alta Paulista. Marcos Sanches, vereador e presidente da Câmara Municipal de Herculândia; Aderval Costa de Oliveira, de Irapuru; João César Prado, o “João Grandão”, de Adamantina; e Roberto Ramos, também do PT, de Inúbia Paulista, também participaram do encontro no DER, em São Paulo.
A infraestrutura da SP-294, considerada ainda precária, em determinados trechos, em especial até Dracena e imediações, é um assunto que incomoda as lideranças municipais. E não são poucos os acidentes, vários deles com repercussão grave em decorrência das mortes já contabilizadas pela Polícia Rodoviária. “Há muitas mortes registradas, e o Estado precisa nos dar uma resposta satisfatória”, frisa Marcos Sanches. Em tom de críticas, os vereadores de 10 cidades da Região têm engrossado o movimento reivindicatório, que tem a participação ainda de Beto Lopes, presidente da Câmara de Lucélia e Sidyney Teruel, vereador de Parapuã, atual presidente da Macro, do PT da Alta Paulista, além de um grupo de parlamentares de Osvaldo Cruz.
Em resposta ao movimento pela duplicação da estrada, Clodoaldo Pelissioni, do DER, assumiu o compromisso de pedir um novo estudo ao Setor de Engenharia para definir o melhor caminho administrativo a ser adotado. Ele revelou que um estudo, elaborado em outro momento, não indicou a necessidade de duplicação, a julgar pela contagem de veículos que transitam pelo trecho ora colocado em debate. Pelas normas do Departamento Nacional de Trânsito, a passagem de 9.000 veículos, a cada dia, exige obras de duplicação – um índice de veículos até então não confirmado pelo estudo anterior naquele trecho da rodovia João Ribeiro de Barros. Ainda assim, ao propor uma nova análise técnica, o superintendente do DER informou sobre a realização de obras de recapeamento na extensão, que abrange Adamantina, Junqueirópolis e Dracena, em 2012.
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