Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de março de 2012

Lideranças da Alta Paulista pedem compensação por presídios


Lideranças da Alta Paulista pedem compensação por presídios


Mais investimentos nas áreas sociais, aumento de efetivo das Polícias Civil e Militar, a duplicação da Rodovia João Ribeiro de Barros (de Parapuã até Tupi Paulista), ampliação do sistema de iluminação pública, mais atenção na rede de saúde ambulatorial e hospitalar, e ajuda para a recuperação de áreas degradadas, são algumas das reivindicações encaminhadas pelas lideranças dos municípios da Alta Paulista à deputada Ana Perugini (PT). Na avaliação das lideranças municipais, o Governo do Estado tem uma dívida social elevada em relação às comunidades do Interior, hoje pulverizado com o grande número de unidades penitenciárias. “Hoje Mirandópolis, com o Hospital Geral, atende mais de 20 cidades, e o socorro financeiro é fundamental pela manutenção da qualidade de vida de toda a nossa gente”, conclama Valdomiro de Oliveira, presidente do Partido dos Trabalhadores. Esse tipo de manifestação, que chama o Governo do Estado à responsabilidade, marcou a visita da deputada Ana Perugini a Mirandópolis e outras três cidades da Alta Paulista: Lucélia, Adamantina e Pacaembu nos dias 16 de 17 de março.
Em Pacaembu, em Fórum de Debates na Câmara Municipal, a deputada Ana Perugini voltou a defender uma política de compensação aos municípios com presídios. Discorreu sobre o Projeto de Lei 556, de 2007, por ela apresentado na Assembleia Legislativa, e fez críticas ao Governo do Estado, que, até hoje, passado período de mais de 10 anos da descentralização do sistema prisional, mantém a postura de não dialogar com os municípios. “O Brasil tem hoje farta legislação que protege os municípios, tanto na área de planejamento como na ambiental, e o Estado deve dar o exemplo na hora de apresentar projeto de construção de grandes empreendimentos carcerários, que, como sabemos, provocam numerosos impactos em todas as áreas do serviço público”, argumentou a deputada.
Com duas unidades prisionais, Pacaembu pede ajuda ao Governo do Estado para dar conta das demandas sociais. O pedido parte de quem conhece as necessidades  na saúde: a vereadora Luzia José dos Santos Vechiatti (PT) é enfermeira e colabora, com determinação e competência, no atendimento da população. Inclusive, ao atender o sistema prisional que exige atenção crescente diante dos problemas de saúde enfrentados pelos detentos.
O presidente da Câmara de Pacaembu, Valdecir Pesan, e seu colega, o vereador Nelson José dos Santos, elogiaram a postura da deputada em defesa da Região, e pediram apoio às demais lideranças pela criação de um movimento visando à aprovação do Projeto de compensações. “Que esse projeto se transforme em lei, o mais breve possível”, reforçou Milton Idiê, vereador de Irapuru. “A nossa Santa Casa está fechada; estamos vivendo de esmolas na área da saúde”, emendou Idiê, ao endossar a solicitação de outra liderança de Irapuru, Aderval Costa, presidente do Diretório do Partido dos Trabalhadores.
  
João César Prado, o “João Grandão”, do PT de Adamantina, reafirma pedido de duplicação da Rodovia João Ribeiro de Barros, “palco de inúmeras mortes nos últimos anos”. Demonstrou ainda preocupação com o reduzido efetivo das Polícias Civil e Militar. “O povo está sem proteção, está evidente a carência na estrutura da Segurança Pública em toda a nossa Região”, salientou. Da mesma forma pensa o vereador Teruel, liderança do Partido dos Trabalhadores, em Parapuã. “Quero aqui propor um movimento estadual, que começa na Alta Paulista, pela aprovação do Projeto de Lei da deputada Ana Perugini, a quem parabenizo pela obra-prima colocada em debate na Assembleia Legislativa”.
A defesa do meio ambiente e de mais verbas para a Saúde Pública foi a tônica da manifestação do vereador José Roberto Lopes, o “Beto Lopes”, presidente da Câmara de Lucélia. “O Governo do Estado tem a obrigação de nos ajudar, porque todos no Governo Estadual sabem que atendemos, da melhor maneira possível, os detentos não só de Lucélia, mas também de Pracinha, quando necessário”, discorreu Beto Lopes em entrevista à Imprensa. Maurício Cobra, radialista, fez questão de elogiar a deputada Ana Perugini. “O discurso da Senhora tem apelo, porque nosso sonho é manter a qualidade de vida, a tranquilidade e a dignidade, de todo o povo do Interior; fortalecer as famílias é tudo”, acrescentou.
Ainda participaram do Fórum na Câmara de Pacaembu, Elzo Dantas, do PT local; Adão Viscardi, do PV local; Raul Antonio Pereira, presidente do CONSEG local; Abel de Souza, professor de Sociologia, e o diretor Chefe de Gabinete, da Prefeitura, Aristides da Silva Andrade;  Edmundo Santino dos Santos, presidente da Câmara de Flora Rica; Danilo Santana, vereador de Lucélia; Alessandro Aparecido Farias, do PT de Rinópolis; Sílvio Ushijima, ex-vice prefeito de Irapuru; Marcos Sanches e Cícero Bezerra de Souza, vereadores de Herculândia; Roberto Ramos, do PT de Inúbia Paulista, e Maria Lucília Donadelli, vereadora de Tupã, entre outros representantes de classe. Jorge Reis, por exemplo, pede à deputada que seja instituído, o 13 de Julho, como Dia em Homenagem aos Agentes Penitenciários no Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página