Pesquisar este blog

sábado, 18 de agosto de 2012

CIDADES DIGITAIS


Cidades Digitais

O projeto-piloto Cidades Digitais proporcionará eficiência na gestão pública, melhor atendimento ao cidadão e desenvolvimento local às cidades brasileiras.
O projeto possibilita a modernização da gestão das cidades com a implantação de infraestrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos além da implantação de aplicativos, com o objetivo de melhorar a gestão e o acesso da comunidade aos serviços de governo. Podem participar da seleção prefeituras e regiões administrativas do Distrito Federal (DF).

As cidades recebem softwares para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação, e os servidores públicos serão capacitados no uso específico dos aplicativos e da rede, assim como nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Também está prevista a instalação de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços de grande circulação em locais definidos a critério das prefeituras.
Resultado de ação transversal de articulação entre órgãos do Governo Federal, o projeto tem a parceria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio de licitação na modalidade de registro de preço nacional para a aquisição dos aplicativos de softwares públicos básicos. O BNDES oferecerá linhas de financiamento de kits de sistemas de gestão e softwares, bem como para ampliação das redes digitais das prefeituras.
O orçamento destinado ao projeto de implantação das cidades digitais é de R$ 40 milhões de reais.
Modelo básico do projeto-piloto
  • Conexão entre os órgãos públicos
  • Implantação de aplicativos de gestão para os setores financeiro, tributário, de saúde e educação
  • Capacitação de servidores públicos no uso específico dos softwares e nas TICs
  • Acesso da população aos serviços de governo eletrônico
  • Pontos de acesso público à internet em praças, rodoviárias ou outros espaços

COMO IMPLANTAR:http://www.scribd.com/doc/24665897/proposta-de-implantacao-da-cidade-digital

Ouça aqui a reportagem de A Voz do Brasil sobre o projeto Cidades Digitais

     

Texto:
Kátia: Sete e doze. 
Luciano: Sai a lista dos municípios que vão participar do projeto “Cidades Digitais”. 
Kátia: Mais da metade das cidades beneficiadas estão nas regiões Norte e Nordeste. 
Luciano: A meta é levar internet mais rápida para melhorar a gestão pública e a oferta de serviços pelas prefeituras, dar mais transparências às ações municipais e criar uma cultura digital por meio da oferta de acesso público gratuito à internet. 
Repórter Carolina Monteiro (Brasília-DF): Os municípios escolhidos vão contar com uma conexão em rede entre os serviços prestados pela prefeitura. Para isso, vão ser usadas fibras óticas, que aumentam a velocidade de transmissão de dados, além de programas de computadores voltados para a administração pública, como explica a secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto. 
Secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações - Lygia Pupatto: Se eu tenho um governo digitalizado, se eu quero pagar o meu IPTU, eu posso fazer da minha casa sem enfrentar as filas que nós vemos em todas as prefeituras. Nós podemos melhorar e muito a gestão do sistema de saúde. Por exemplo, eu posso marcar uma consulta, agendar uma consulta pela internet nos postos de saúde; eu posso acompanhar o desenvolvimento de uma criança na escola municipal. Então, as pessoas começam a usar a internet e em serviços que têm muito mais comodidade, e também fazem com que as prefeituras cada vez mais deixem transparentes os seus serviços. 
Repórter Carolina Monteiro (Brasília-DF): O projeto “Cidades Digitais” prevê ainda a instalação de pontos de acesso à internet para a comunidade, ajudando os municípios a cumprir a Lei de Acesso à Informação, dando mais transparência às ações. Sessenta e um porcento das cidades escolhidas são da região Norte e Nordeste do país. O estado que mais teve projetos aprovados foi o Ceará. Foi considerado para a seleção o número de habitantes, o grau de desenvolvimento e se a prefeitura seria capaz de manter o projeto. Para o diretor de Infraestrutura de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Américo Bernardes, a iniciativa também tem como resultado uma internet melhor para a população. 
Diretor de Infraestrutura de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações - Américo Bernardes: O que existe agora é a implantação de uma nova e completa estrutura de conexão, que pode conectar pontos que já existiam, mas que conectará outros pontos e com uma diferença fundamental, com uma velocidade muito maior e uma qualidade muito melhor do que já havia antes. 
Repórter Carolina Monteiro (Brasília-DF): O próximo passo do projeto é a licitação para contratar as empresas que vão montar a estrutura das cidades digitais. A expectativa é de que até o início do próximo ano todos os municípios selecionados estejam em rede. Mais informações em www.mc.gov.br. De Brasília, Carolina Monteiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página