Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Alvo de críticas em protestos, chefe da Tropa de Choque cai

Alvo de críticas em protestos, chefe da Tropa de Choque cai

PUBLICIDADE
 
AFONSO BENITES
DE SÃO PAULO
Quase dois meses após a contestada atuação da Polícia Militar nos protestos de junho, a gestão Geraldo Alckmin (PSDB) trocou o comando de sua Tropa de Choque.
Nesta semana, o coronel César Augusto Morelli foi demitido do cargo que ocupava havia quase dois anos. A nova função será exercida pelo coronel Carlos Celso Savioli, que estava no comando da PM na Baixada Santista.

Folha apurou com sete oficiais da Polícia Militar que a queda de Morelli se deve principalmente a três razões:
1) à ação nos protestos de junho, que levaram à queda das tarifas de transporte; num primeiro momento, a tropa reprimiu os manifestantes de forma violenta, como no dia 13, na av. Paulista; depois, demorou para agir, como em 18 de junho, quando houve ameaça de invasão à sede da prefeitura;
2) à proximidade de Morelli com Antonio Ferreira Pinto, antecessor de Fernando Grella Vieira na Secretaria da Segurança Pública;
3) ao envio de equipes sob o seu comando, como a Rota, para ações no interior do Estado sem aviso ao secretário.
Há ainda questões internas, incluindo divergências com oficiais mais jovens.
A substituição não foi feita antes, segundo os oficiais ouvidos pela Folha, porque a PM não costuma trocar comandantes em meio a crises.
Questionado sobre as razões da troca, Grella afirmou, por meio de nota, que a mudança foi administrativa.
"Não existe qualquer descontentamento com o coronel Morelli. Ele prestou bom serviço, mas a alternância nos comandos é importante como fator de aprimoramento dos serviços", diz a nota.
Já a PM disse que a demissão se trata de um "processo natural de gestão e renovação na instituição".
A Tropa de Choque tem quatro batalhões e 5.500 homens. Seu chefe é responsável, dentre outros, por comandar o controle de distúrbios civis, nome dado às manifestações, e a Rota, equipe que costuma a atuar em ações onde há grande possibilidade de confrontos com suspeitos.
Editoria de Arte/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página