Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Homenagem a Paulo Freire e balanço de ações marcam o Enesfor 2013

Homenagem a Paulo Freire e balanço de ações marcam o Enesfor 2013

 
por Flaviana Serafim - CUT São Paulo publicada em 27/11/2013 18:15
Propostas discutidas e organizadas pelos participantes serão encaminhadas ao próximo encontro do Coletivo Nacional de Formação, previsto para fevereiro de 2014.
Homenagem a Paulo Freire e balanço de ações marcam o Enesfor 2013
Foto: Dino Santos
A CUT São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Formação (SEF-CUT/SP) e em parceria com a Escola SP, realizou nesta terça (26) o Encontro Estadual de Formação – Enesfor 2013, em evento que reuniu dirigentes e lideranças de vários ramos do movimento sindical na colônia de férias do Sindicato dos Vidreiros de SP, na Praia Grande, litoral paulista.
O início do evento foi marcado por uma homenagem ao pedagogo pernambucano Paulo Freire e ao cinquentenário da chamada “40 horas Angicos”, experiência revolucionária de educação popular que ensinava a ler e escrever em apenas 40 horas, por meio de um método simples, claro e eficiente.

Em 1963, a pequena Angicos, cidade do sertão potiguar, tinha à época 11 mil habitantes, dos quais 75% dos adultos eram analfabetos. Foi lá que um grupo de educadores liderados por Freire aplicou o novo método de alfabetização. Eles buscaram o vocabulário da região para iniciar o processo a partir da linguagem e da realidade locais, valorizando o saber informal trazido pelos moradores, envolvendo toda a comunidade e promovendo a autonomia dos trabalhadores/as.
“Momentos como esse nos fortalecem porque toda a formação nos 30 anos da CUT é pautada nesse método que propõe não só a constatação, mas a transformação da realidade”, explicou Telma Andrade Victor, secretária estadual de Formação da CUT/SP.
“É muito bom encontrar companheiros e companheiras que, como vocês, gostam de atuar na formação porque, para produzir política, é preciso ter vocação” disse aos participantes Adi dos Santos Lima, presidente da CUT/SP, durante a mesa de abertura. “Somos feitos de história e conhecimento e isso ninguém pode tirar de nós”, completou.
Galeria de imagens
Na sequência, foi apresentado o Plano Nacional de Formação 2013-2015 (PNF-CUT), que visa contribuir com: o fortalecimento da estratégia organizativa e a ampliação da representatividade da CUT; a disputa do projeto de desenvolvimento econômico e social sob a ótica da classe trabalhadora; a conquista de um novo padrão das relações de trabalho nos setores público e privado, urbano e rural e a garantia da identidade político-metodológica da formação sindical cutista no âmbito nacional.
No PNF apresentado por Ana Paula Melli, assessora da secretaria nacional de Formação da CUT, as ações prioritárias definidas pela Central são: Organização e Representação Sindical (ORSB); Negociação e Contratação Coletiva (NCC); Desenvolvimento, Políticas Públicas e Ação Regional (DPPAR); Política e Sindicalismo Internacionais (PSI), Gestão Sindical e Formação de Formadores (FF).
“O PNF pensa o trabalhador e a trabalhadora como um ser integral, que tem vários papeis para exercer na sociedade, pois o dirigente tem que ir além da presença na negociação coletiva. Ele deve participar dos conselhos de políticas públicas e dialogar com o Estado, a sociedade e o mundo do trabalho”, pontuou Ana Paula.
Segundo Telma, o plano contemplará, ainda, o atendimento às novas demandas da Central, entre as quais cursos voltados à formação de jovens dirigentes - que terá a primeira etapa realizada entre os dias 9 e 11 de dezembro na capital paulista (saiba mais clicando aqui) - além de outros na área da comunicação e saúde e trabalho.
No período da tarde, após a apresentação do Plano Estadual de Formação da CUT/SP, os participantes se reuniram em grupos de trabalho para organização de um balanço de ações.
As avaliações e propostas, relativas a itens como gestão política-pedagógica, financiamento e estratégias, serão encaminhadas ao próximo encontro do Coletivo Nacional de Formação, de 5 a 7 de fevereiro de 2014, em local a definir. Como encaminhamento, também foi aprovada apresentação do balanço e das propostas elencadas no Enesfor 2013 na reunião do conselho político da Escola SP, agendado para o próximo dia 5.
O evento teve a presença de cerca de 80 participantes dos ramos metalúrgico; químico, financeiro; transportes; comércio e serviços; municipais; seguridade social e educação.
Confira a reportagem da TVT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página