Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Com sarna, falta medicamento a presos do CDP de Taubaté, SP

Com sarna, falta medicamento a presos do CDP de Taubaté, SP

Pelo menos 80% dos internos estão com sarna na unidade.
Superlotação e calor são apontados como principais causas do surto.

Do G1 Vale do Paraíba e Região
2 comentários
Com um surto de sarna, os presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) deTaubaté (SP) ainda não começaram a receber a medicação contra a doença. Pelo menos 80% dos internos estão com sarna, causada pelo calor e superlotação. O local abriga 2,1 mil presos e tem capacidade para 768.

De acordo com Neide Duarte, presidente do Conselho da Comunidade, equipe formada por pessoas que toda semana visitam presídios da região, o pedido dos medicamentos teria sido feito. "Por enquanto a unidade está sem medição, foi pedido, mas até o momento está sem", afirmou.

A esposa de um dos internos, que pediu para não ser identificada, apontou que a falta de água constante no local agrava o problema. "Só no dia da visita que eles liberam água, porque durante a semana eles ficam das 8h às 10h da noite sem água. Não tem para beber, não tem para tomar banho", disse.
Inspeção
A sarna atinge 80% da população carcerária do CDP e foi constatada na última quarta-feira (29) após uma visita da juíza da Vara de Execuções Criminais (VEC), Sueli Zeraik. Ela foi ao local acompanhada de uma equipe da Vigilância Sanitária.
A juíza alertou para o risco de contágio da doença para os visitantes do CDP. "Eles [presos] estão com essa patologia, não se suspende a visita íntima, tem as visitas dos parentes, dos familiares e também as remoções para as penitenciárias da região. Eles chegam lá também com o risco de contágio para a população local, infelizmente", afirmou a juíza.
Por conta das condições no CDP, a VEC fez quatro pedidos de interdição parcial para que o local não receba mais presos. Os pedidos foram negados pela Corregedoria Geral da Justiça.
Outro lado
A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou que os medicamentos contra sarna foram solicitados, além de materiais para a limpeza das celas. A pasta informou que o desabastecimento de água na unidade é provocado pelo aumento do consumo nesta época do ano. A Vigilância Sanitária não comentou o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página