Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de março de 2012

OAB marca mês da mulher com congresso jurídico


OAB marca mês da mulher com congresso jurídico

A Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo promoveu no sábado, 24, um congresso jurídico para debater assuntos relacionados às mulheres. O encontro, que ocorreu no Teatro Gazeta, na capital paulista, fez parte das comemorações de março, por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

A deputada estadual Ana Perugini prestigiou a reunião e fez questão de ressaltar a importância das mulheres também na política. Para a deputada, a política é uma ferramenta de mudança social e as mulheres devem estar inseridas. São pelos poderes constituídos que a sociedade conquista da garantia dos direitos. Ana citou o Artigo 5º é da Constituição Brasileira, no qual se estabelece a igualdade de direitos e obrigações entre homens e mulheres.
A deputada alertou que o Governo do Estado de São Paulo ainda não criou a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres, a exemplo do que ocorre no Governo Federal, São Paulo precisa passar a discutir os avanços e as necessidades femininas no primeiro escalão. Atualmente, São Paulo conta um com um Conselho Estadual de políticas para mulheres.
Ana se lembrou dos Desafios do Milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, para 2015. No documento a ONU coloca as ações de igualdade entre homens e mulheres como fundamentais ao combate da miséria no mundo, tendo em vista que são elas as maiores responsáveis pela criação dos filhos, pelo cuidado com os doentes e os idosos. São as mulheres, também, que em grande parte do mundo são as responsáveis pela distribuição dos alimentos na família.

Participaram dos trabalhos o presidente da OAB/SP Luiz Flávio Borges D’Urso, Eloisa de Sousa Arruda, procuradora de Justiça e secretária da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, Fabíola Marques, conselheira Secional e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SP; Rosmary Corrêa, presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina; Eliane Belfort, vice-presidente do Conselho Superior de Responsabilidade Social do Instituto Roberto Simonsen; Vera Balardi, psicóloga e membro da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais; Ricardo Amaral, jornalista e ex-assessor da Casa Civil, autor do livro “A vida quer é coragem”, que detalha a trajetória da presidenta Dilma Rousseff; Maria Sergio Cortella, professor do departamento de Fundamentos da Educação e de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da PUC-SP e da senadora Marta Suplicy.
O evento também foi marcado pela homenagem à Inezita Barroso, cantora, atriz, instrumentista, folclorista, professora, doutora Honoris Causa em Folclore e Arte Digital pela Universidade de Lisboa e apresentadora de rádio e televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página