Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Ana Perugini quer verba vinculada ao Orçamento do Estado para fortalecer o combate à violência doméstica


Ana Perugini quer verba vinculada ao Orçamento do Estado para fortalecer o combate à violência doméstica

Imprimir


A deputada Ana Perugini, da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), em São Paulo, defendeu a adoção de verba vinculada no Orçamento do Estado, com a finalidade de ampliar a estrutura de proteção social voltada para o combate à violência contra as mulheres. “Precisamos de tudo: Juizados Especiais, Equipamentos Sociais, Delegacias de Polícia, para promover um atendimento multidisciplinar, em nome da dignidade, e pelo bem da família colocada em vulnerabilidade durante os conflitos”, ela argumentou, ao participar da diligência da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), em Campinas. O evento realizado no auditório da Universidade Presbiteriana Mackenzie, reuniu cerca de 200 pessoas da Região Administrativa de Campinas, nesta segunda-feira, dia 25 de junho. 
Ana Perugini fez algumas considerações sobre estudo apresentado, recentemente, pelo Banco Mundial. Em todos os países em desenvolvimento, há algo em comum: o aumento do nível de escolaridade das mulheres. E fez uma analogia com a situação do Brasil atual: “as mulheres também já estudam mais do que os homens por aqui”, reafirma a deputada, para depois lamentar um fato que a deixou perplexa por conta do mesmo estudo: “de 2010 para 2011, houve um aumento da diferença de salários entre homens e mulheres, de mesma escolaridade e também de função”. 
O maior flagelo, porém, é a violência propriamente. O Brasil ocupa a 7ª posição entre 84 países elencados. São aproximadamente 91 mil assassinatos em 30 anos, sendo a metade dessas mortes registrada no último período de dez anos. “É um patamar elevado, gravíssimo”, frisou Ana Perugini, ao acrescentar e reconhecer que “a mulher negra e pobre é a que mais sofre no país”. 
Coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, no Parlamento Paulista, Ana Perugini tem articulado e realizado Fóruns de Debate com vários segmentos da sociedade em todas as regiões do Estado. “São Paulo precisa passar a discutir e atuar na construção de políticas públicas para as mulheres no primeiro escalão do governo do Estado. Só assim teremos condições de avançar no fortalecimento e na defesa das mulheres”, conclama a deputada ao fazer Indicação ao Governador.
Como medida auxiliar à prevenção do câncer do colo do útero, Ana Perugini quer a implantação da vacina contra o HPV na rede pública de saúde do Estado, lembrando que esse vírus é uma das principais causas deste tipo de câncer feminino. O projeto de lei aguarda para ir à votação na Assembleia Legislativa e já conta com pareceres favoráveis das Comissões de Constituição e Justiça, Saúde e Higiene, e de Finanças e Orçamento. 

CPMI EM SÃO PAULO
A reunião da CPMI federal, na Capital paulista, acontece na próxima sexta-feira, dia 29, a partir das 14 horas na Assembleia Legislativa, no Ibirapuera. Pelo protocolo do evento, as representantes de entidades e associações, e dos mais variados segmentos, terão a oportunidade de fazer uma avaliação sobre o assunto a partir das 10 horas no Auditório Franco Montoro. Os relatos serão gravados e, posteriormente, acompanhados e avaliados pelas deputadas e senadoras da República, que compõem a CPMI. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página