Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Após flagrante com drone, Estado faz pente-fino no CDP de São José, SP

Após flagrante com drone, Estado faz pente-fino no CDP de São José, SP

Cerca de 40 agentes e dois cães farejadores participam de vistoria. 
Última operação no CDP é alvo de investigação do Ministério Público.

Do G1 Vale do Paraíba e Região
Comente agora
Agentes do GIR entram no Centro de Detenção Provisória de São José dos Campos (Foto: Reprodução/ TV Vanguarda)Agentes do GIR entram no Centro de Detenção Provisória de São José. (Foto: Reprodução/ TV Vanguarda)
O Grupo de Intervenção Rápida (GIR), ligado à Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), revista as celas do Centro de Dentenção Provisória de São José dos Campos na manhã desta segunda-feira (7). A medida acontece um dia após um drone ser flagrado lançando um pacote no pátio da unidade prisional.
Cerca de 40 agentes do GIR, que chegaram ao presídio por volta das 7h30, participam da operação que ainda não foi concluída. Dois cães farejadores também são usados nas vistorias. Neste domingo (6), um drone foi usado para lançar um pacote no pátio do presídio. É a segunda vez em um mês que é registrada uma ocorrência com drones no local e que o GIR é acionado para fazer uma vistoria nas celas.

A revista ocorrida em março é alvo de uma investigação do Ministério Público, que apura denúncias de abuso e agressões na operação. Durante a ação, as celas do pavilhão foram revistadas e foram apreendidas 250 gramas de um pó branco semelhante a cocaína. Segundo o Ministério Público, 18 presos foram vítimas de agressões no CDP de São José. A promotoria solicitou informações sobre a ação à SAP, responsável pela ação. Os detentos também devem ser ouvidos antes da conclusão do inquérito.
Ocorrência
Pela segunda vez em um mês, um drone foi usado para entregar um pacote aos presos do CDP de São José dos Campos. Segundo a SAP, os agentes penitenciários dispararam vários tiros mas não conseguiram derrubar o aparelho, que lançou um pacote em um dos pátios do presídio. A SAP não informou o conteúdo do embrulho.
O caso aconteceu por volta das 9h45, no momento em que estava sendo realizada a entrada de visitantes, que foi suspensa após a ocorrência. Por questões de segurança, os visitantes que já estavam dentro do presídio tiveram que sair e os que aguardavam do lado de fora não puderam entrar. A SAP informou que a Polícia Militar foi acionada para organizar a saída dos visitantes. A PM nega ter participado da operação.
O CDP de São José dos Campos foi inaugurado em 2002 e atualmente abriga 1.653 presos - 1.128 mais que a capacidade da unidade, de acordo com a informação oficial declarada no site da SAP nesta segunda-feira (7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página