Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Preso do CDP de São José é esquecido no fórum após depor

Preso do CDP de São José é esquecido no fórum após depor

FUNÇA NEWS
Detento foi ao fórum prestar depoimento com outros 15 presos, mas PMs que faziam escolta voltaram ao presídio sem ele
Rodrigo MachadoSão José dos campos
A história poderia render um roteiro de filme policial se não fosse o final infeliz para o personagem principal do enredo, um preso do CDP (Centro de Detenção Provisória) de São José dos Campos, esquecido no banheiro de uma cela do fórum.
O caso aconteceu no último dia 21, quando o presidiário Matheus Costa e mais outros 15 presos foram levados do CDP ao Fórum de São José para participarem de audiências, o que faz parte da rotina tanto do presídio quanto do fórum.
Enquanto o juiz não chama os detentos, eles aguardam trancados em uma cela no interior do fórum. No final do dia, todos retornam ao CDP.
Naquele dia, no entanto, Costa foi esquecido atrás da divisória do banheiro dentro da cela enquanto policiais militares e agentes penitenciários contavam os detentos para a volta ao presídio. 

Esquecimento.
Isso aconteceu, segundo fonte ouvida pelo O VALE porque, como de costume, os presos são acorrentados em grupos de cinco ou menos para facilitar controle no momento de embarque e desembarque.
Naquele dia, foram 16 presidiários para o fórum, divididos em três grupos de cinco e um deles foi sozinho. “Este preso foi deixado na hora de embarcar no fórum. A Polícia Militar não conferiu a cela e ele ficou escondido atrás da parede do banheiro. Só que, ao chegar no CDP, deram falta dele”, disse a fonte ouvida pelo O VALE.
Um funcionário do fórum viu um suspeito pulando o portão, ligou para a polícia e o detento Costa foi recapturado pela PM, que fazia ronda ostensiva na região do Jardim Aquarius, na zona oeste.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e a direção do CDP de São José não informaram por qual crime Costa está preso.
Especialistas em segurança consultados por O VALE criticaram o atual sistema de escolta de presos, alegando que o mesmo pode provocar erros como o cometido em São José.
Babá.“Embora a Polícia Militar tenha a responsabilidade da escolta, são os agentes penitenciários ou funcionários do CDP que são responsáveis pela contagem e o controle de saída e entrada de detentos”, disse o especialista em segurança pública José Vicente da Silva Filho, ex-comandante da PM no Vale.
“A PM não é ‘babá’ de preso. Não deveria ser o trabalho da polícia. Ela faz a segurança para evitar a fuga de presos. O fato [ocorrido em São José] revela falta de estrutura tanto da polícia quanto do CDP”.


Estado abre sindicância para apurar erro na escoltaA SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) do Estado de São Paulo informou ontem, por meio da assessoria, que abrirá uma sindicância para apurar os motivos de terem esquecido um detento na cela do Fórum de São José.
Atualmente, o transporte de presos é feito em um veículo do próprio CDP com uma escolta de policiais militares e acompanhado por um funcionário do presídio.
Em nota oficial encaminhada ontem à tarde ao O VALE, a SAP disse que “será instaurada apuração preliminar pela Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário para apurar as circunstâncias do ocorrido”.
Silêncio. A assessoria de imprensa do 1º BPM-I (Batalhão da Polícia Militar do Interior), em São José, que é responsável pela escolta dos detentos do CDP, foi procurada pela reportagem ontem à tarde por telefone e por e-mail, mas até as 21h ninguém foi designado para comentar o assunto.
O VALE tentou ainda contato ontem com o diretor do Fórum de São José dos Campos, José Loureiro Sobrinho, mas ele não foi localizado para comentar o assunto.

SAIBA MAIS
O caso: No último dia 21, a Polícia Militar e os agentes penitenciários do CDP (Centro de Detenção Provisória) de São José esqueceram um detento em cela dentro do fórum da cidade
Contagem: Na chegada ao CDP, a PM e o CDP perceberam a falta de 1 preso no grupo de 16 detentos
Fórum: Um funcionário viu durante a noite um homem tentando pular o muro e acionou a PM, que o prendeu novamente
Outro lado: A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo abrirá uma sindicância para apurar os motivos de terem esquecido o detento na cela do Fórum de São José. A PM não comentou o caso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página