Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de julho de 2013

Deputada pede inclusão de debate sobre vacinação contra HPV nas mídias sociais

Deputada pede inclusão de debate sobre vacinação contra HPV nas mídias sociais

HPV é a sigla do vírus causador de câncer de colo de útero, Papilona Vírus Humano
A deputada Ana Perugini (PT) defendeu que a discussão sobre a vacinação contra o vírus HPV (Papilona Vírus Humano), causador de câncer de colo do útero, vá para as mídias sociais. Para ela, a capacidade das mídias sociais em mobilizar a sociedade pode contribuir para que temas pouco falados passem a fazer parte do cotidiano das pessoas.
A sugestão da deputada foi feita, sábado (29/06), no município de Arealva (região centro-oeste do Estado), onde participou do 2º Encontro Mulheres na Política. Além de pessoas da comunidade, o evento reuniu lideranças femininas, prefeitas, prefeitos, vice prefeitas, vereadoras e vereadores da região de Bauru. O encontro foi realizado pela vereadora Telma Gobbi (PMDB). A parlamentar de Bauru, que é médica, fez uma palestra sobre o HPV e defendeu maiores investimentos em saúde em todas as esferas de poder. “Nós, mulheres, temos um papel fundamental e podemos fazer a diferença neste setor”, pregou a vereadora.
Projeto de lei da deputada Ana Perugini, em tramitação na Assembleia Legislativa, prevê a implantação da vacina contra o HPV na rede pública do Estado de São Paulo. A iniciativa já conta com pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça, Saúde e Higiene e de Finanças e Orçamento.
Ao conversar com as mulheres presentes, Ana lembrou a época em que iniciou o debate sobre a questão do HPV. “Em 2007, quando comecei a falar sobre o assunto, parecia que eu era um extraterrestre”, contou. Atualmente, o assunto já chegou ao interior do Estado, já foi tema de fóruns de debates e já envolveu especialistas de universidades como a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo).
Mulheres e o HPV
O câncer do colo do útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina brasileira e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no país. Por ano, provoca 4.800 mortes e registra mais de 18 mil novos casos. O vírus do HPV está relacionado a diversos tipos de câncer, mas principalmente ao câncer do colo do útero (95% dos casos) e ao aparecimento de verrugas genitais.
Governo Federal
O Ministério da Saúde anunciou hoje (01/07) a oferta da vacina contra o HPV na rede pública de saúde. Em 2014, serão vacinadas meninas de 10 e 11 anos. Hoje, essa vacina está disponível, no país, apenas na rede privada e em algumas localidades em que o poder público local optou por oferecê-la -por exemplo, no Distrito Federal e em São Francisco do Conde (BA).
Lugar de mulher é na política
A deputada, ao comentar sobre o encontro, elogiou a iniciativa da vereadora que realizou o evento, que teve como “objetivo a união de forças para pressionar por conquistas de interesse comum, além de manter o hábito da troca de informações para fortalecer o papel da mulher na política”. “Como parlamentares temos um papel importante que é o de fiscalização, mas as ações de formação precisam acontecer no dia a dia. Precisamos desse trabalho de formação de novas lideranças para discutir temas, a exemplo do HPV. Precisamos sair do hemisfério do parlamento e ir para o hemisfério das mulheres na política”, defendeu. O 1º Encontro foi em Bauru, em janeiro passado.
         
 
- See more at: http://www.anaperugini.com.br/noticias/deputada-pede-inclus%C3%A3o-de-debate-sobre-vacina%C3%A7%C3%A3o-contra-hpv-nas-m%C3%ADdias-sociais#sthash.L6bUIBem.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página