Pesquisar este blog

domingo, 21 de julho de 2013

Onze municípios decidem se unir por curso de medicina em Araçatuba


Onze municípios decidem se unir por curso de medicina em Araçatuba

MONIQUE BUENO  





Paulo Gonçalves/Folha da Região - 19/07/2013
               
Cido Sério, entre os prefeitos de Birigui (Pedro Bernabé) e de Penápolis (Célio de Oliveira)


  Representantes de 11 municípios da região assinaram ontem de manhã termo de apoio à implantação de uma faculdade de medicina em Araçatuba. O documento será entregue aos ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Alexandre Padilha (Saúde), em reunião ainda a ser marcada pela Prefeitura de Araçatuba. O objetivo é agilizar os trâmites para a criação do curso, independente de vir a ser da iniciativa pública ou privada.

  O prefeito Cido Sério (PT) quer  marcar encontros individuais com cada ministro, com a participação dos governantes das demais cidades envolvidas. “Temos que entregar o documento o quanto antes. Vamos imaginar que, se a faculdade for implantada em 2014, os novos médicos vão entrar no mercado em 2020”, disse Cido. Ele lembrou que Araçatuba foi divulgada pelo MEC (Ministério da Educação) como uma das possibilidades de criação da faculdade, na semana passada, em Brasília, durante apresentação do programa “Mais Médicos” — que prevê a ampliação no número de profissionais de medicina em regiões do interior do País, com a possibilidade de atrair médicos estrangeiros. 

  “Não estamos pedindo um curso que vai favorecer apenas a região administrativa, e sim, toda uma parte carente desse serviço do Brasil, incluindo até os Estados do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Paraná.”

PRESENÇA
O ato de adesão à implantação do curso aconteceu na sede da Prefeitura de Araçatuba. Além de Cido Sério, estiveram presentes os seguintes prefeitos: Jamil Ono (PT), de Andradina; Pedro Bernabé (PDT), de Birigui; Vander Guerreiro (PMDB), de Braúna; Hélcio Carrilho (PT), de Coroados; Itamar Chiderolli (PT), de Glicério; Célio de Oliveira (PSD), de Penápolis; Hamilton Foz (PT), de Promissão; e Ivanilde Della Roveri Rodrigues (PMDB), de Auriflama. De Sud Mennucci e Mirandópolis, marcaram presença os vices Saul Borenstain (PT) e Zezé Zanon (PDT), respectivamente. A prefeita de Bilac, Sueli Orsatti (PTB), foi representada pela diretora de Saúde, Fábia Takanashi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página