Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Penitenciárias de três municípios da região têm excedente de 3.249 presos

Penitenciárias de três municípios da região têm excedente de 3.249 presos

Comissão da OAB abriu ação contra superlotação em Itirapina há 2 anos.
Apesar disso, SAP afirma que presos ainda são levados para os presídios.

Do G1 São Carlos e Araraquara
Comente agora
As quatro penitenciárias que estão instaladas em Itirapina, Araraquara e Casa Branca (SP) estão com número de presos acima de suas capacidades e somam um excedente de 3.249 presos, segundo dados da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). Para a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rio Claro (SP), a realidade dificulta a reeducação e coloca em risco moradores e funcionários.  A assessoria de imprensa da SAP disse que novos presos ainda são enviados para as penitenciárias da região, mas que está em andamento o Plano de Expansão de Unidades Prisionais, que prevê a construção de 49 novas unidades.

Há dois anos, a Comissão da OAB de Rio Claro moveu uma ação contra a superlotação de detentos na Penitenciária de Itirapina (SP), uma das principais reclamações dos presos durante a rebelião de domingo (14), que teve 68 reféns e terminou após quase 22 horas, com dois presos mortos. Depois que a tropa de choque entrou na unidade, alguns presos foram transferidos, mas a SAP não revelou quantos.
Excedente
O número de presos em Itirapina equivale a 20% do total da população da cidade. Até a rebelião do final de semana, a unidade 1 da Penitenciária possuía 602 presos, mas sua capacidade é para 201. Já a Penitenciária 2 comportava 1.212 detentos, mas tinha mais que o dobro (2465).
A OAB exige uma solução para o excesso de presos nas duas penitenciárias. Na ação, o órgão se diz contra o excesso de detentos que “dificulta a reeducação e coloca em risco moradores e funcionários, tornando o ambiente precário, degradante, mais perigoso, sem a mínima condição de dignidade e segurança”.
Além da superlotação, o número de funcionários no local continua o mesmo. Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado, o número é definido com base na capacidade da penitenciária e não no total de presos. “O número de funcionários para a capacidade real dela, que seria de 160 também não é atendido, ela está com 30% a 40% menos servidores”, afirmou o secretário geral do sindicato, João Alfredo de Oliveira.
Quem vive em Itirapina também é a favor de mudanças e os moradores temem que a falta de estrutura provoque novas rebeliões.. “A penitenciária já não comporta o número de presos exato, colocam muitos para ficar atrapalhando, é duro, e ficam revoltados”, disse a estudante Jéssica Souza.
SAP confirma morte de dois presos e rebelião na Penitenciária de Itirapina (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)Itirapina tem lotação de presos nas duas
penitenciárias  (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)
Região
A superlotação em penitenciárias também é realidade em outras unidades na região deSão Carlos. Em Araraquara, são 1.493 presos na unidade com capacidade para 1.008, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária. Em Casa Branca, são 1.962 presos na unidade que comportaria 852 detentos.
SAP
Procurada pelo G1, a Secretaria de Administração Penitenciária informou que para combater a superlotação dentro do sistema prisional paulista, está em andamento o Plano de Expansão de Unidades Prisionais, que prevê a construção de 49 novas unidades, gerando  mais de 39 mil novas vagas. Dentro do Plano, já foram inauguradas 12 prisões e estão em construção outras 12. Em procedimentos administrativos mais 12 e ainda em estudos de área outras 13 unidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página