Pesquisar este blog

sábado, 31 de agosto de 2013

Advogada é presa por suspeita de associação ao tráfico em Ribeirão, SP

Advogada é presa por suspeita de associação ao tráfico em Ribeirão, SP

Além de advogar por quadrilha, mulher vendia drogas com grupo, diz polícia.
Delegado procura suposto líder do esquema, que atuava na região.

Do G1 Ribeirão e Franca
Comente agora
Uma advogada de 38 anos foi presa nesta sexta-feira (30) em Ribeirão Preto (SP) por suspeita de associação ao tráfico de drogas. De acordo com a Polícia Civil, a mulher atuava na defesa de uma quadrilha de traficantes que distribuía drogas para as cidades de Brodowski (SP),Bebedouro (SP) e Luis Antônio (SP).

Além de advogar, a profissional também fazia parte do esquema, segundo a Polícia Civil. Sob prisão temporária, ela foi encaminhada para a Cadeia Pública deCajuru (SP) e aguarda decisão da Justiça sobre a expedição de um mandado de prisão preventiva. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acompanha o caso.
Além da mulher, pelo menos outras dez pessoas envolvidas no esquema foram presas nos últimos seis meses. O suposto líder da quadrilha está foragido. A Polícia Civil de Brodowski lidera as investigações sobre a quadrilha há um ano.
Segundo o delegado José Augusto Franzini de Almeida, a polícia começou a investigar a advogada a partir da ligação que a profissional mantinha com menores envolvidos no tráfico de drogas. "Havia um intenso movimento de tráfico de drogas em Brodowski, principalmente envolvendo adolescentes. Em regra, esses adolescentes tinham em comum a mesma advogada, e isso levantou suspeita", afirma.
Além da advogada, a Polícia Civil descobriu que todos os pontos de tráfico no município também tinham ligação com outro suspeito - o suposto chefe da quadrilha. "Em contato com a Dise [Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes] de Bebedouro, concluímos que as drogas saíam de Ribeirão Preto e eram distribuídas para Brodowski, Bebedouro e Luis Antônio", explica.
Delegado afirma que suspeita surgiu quando a polícia descobriu que advogada estava a frente de todos os casos de pessoas envolvidas com o tráfico em Brodowski (Foto: Reprodução/EPTV)Delegado afirma que advogada estava a frente de
todos os casos de pessoas envolvidas com o
tráfico em Brodowski (Foto: Reprodução/EPTV)
Em todas as cidades, a advogada continuava atuando na defesa dos traficantes que eventualmente eram presos, segundo Almeida. "A gente não entendia quem estava patrocinando essa defesa. As investigações nos levaram a concluir que ela não só defendia os traficantes como participava intensamente do tráfico de drogas. A advogada vendia, guardava e transportava drogas", diz.
Na manhã desta sexta-feira, a polícia executou um mandado de busca e apreensão no escritório da advogada, e encontrou documentos que evidenciam a participação da profissional no esquema de distribuição de drogas. Dentre as provas, a polícia apreendeu um caderno com anotações referentes ao tráfico. "Essas anotações mostram que em um mês apenas uma pessoa movimentou R$ 22 mil. É uma quadrilha que atuava com movimentações financeiras muito altas", conclui o delegado.
A advogada foi autuada e encaminhada para a Cadeia Pública de Cajuru. A Polícia Civil aguarda uma posição da Justiça para que seja expedido o mandado de prisão preventiva da suspeita - para que ela permaneça presa até o julgamento.
OAB
A Comissão de Direitos Prerrogativos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acompanhou a prisão da advogada. De acordo com o coordenador da comissão, Alexandre Colucci, o objetivo, em um primeiro momento, é garantir que os direitos da advogada sejam preservados.
"Acompanhamos a diligência junto do delegado para que não acontecesse nenhum abuso na apreensão de materiais e na própria prisão da advogada. A comissão está ali para defendê-la. Vamos aguardar a decisão da Justiça Estadual para depois nos pronunciarmos", explica.
Segundo Colucci, a OAB deve aguardar o julgamento da advogada para tomar providências sobre o caso. "Após a sentença dada pela Justiça Eleitoral, a classe dos advogados é oficiada para que sejam tomadas as devidas providências. Caberá à Comissão de Ética e Disciplina analisar o caso", conclui.
Advogada foi presa na manhã desta sexta-feira em escritório em Ribeirão Preto (Foto: Reprodução/EPTV)Advogada foi presa na manhã desta sexta-feira em escritório em Ribeirão Preto (Foto: Reprodução/EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página