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sábado, 24 de agosto de 2013

Mirandópolis cria Departamento de Meio Ambiente e foca em Selo Município Verde e Azul

Mirandópolis cria Departamento de Meio Ambiente e foca em Selo Município Verde e Azul

DSC04451A Prefeitura de Mirandópolis criou o Departamento de Meio Ambiente. A nova pasta foi criada pelo prefeito Francisco Antonio Passarelli Momesso e aprovada por unanimidade pela Câmara dos Vereadores do município. O objetivo é organizar e expandir os trabalhos relacionados à preservação ambiental no município.

 Antes da criação do departamento específico, os trabalhos de meio ambiente ficavam à cargo do Departamento de Agricultura, com o diretor José Benedito Brufatto. “O prefeito Chicão Momesso, reconhecendo a importância do assunto para o crescimento sustentável do município criou o departamento contratando um engenheiro ambiental e estagiários da área para lidarem com tais questões cada vez mais presentes e necessárias na administração pública”, explica o diretor da agricultura que agora passa a dar ênfase aos trabalhos agrícolas com apoio aos produtores rurais, melhorias nas estradas e outros projetos.
 Uma das primeiras iniciativas do novo departamento foi reunir: prefeito e os setores diretamente envolvidos como Educação, Saúde, Infraestrutura e Desenvolvimento para definir metas de trabalho nas áreas específicas. A medida faz parte das diretrizes do programa do Governo Estadual, Município Verde e Azul, cuja cidade desenvolve ações predeterminadas acumulando pontos para premiação com o selo. “O município que conquista o selo ‘Município Verde e Azul’ tem preferências em pedidos de verbas para aquisição de máquinas e implementos agrícolas e demais recursos para melhoria da infraestrutura e qualidade de vida dos moradores”, explica o prefeito Chicão Momesso.
 O novo departamento está sob comando do engenheiro ambiental, Lucas da Costa da Silva, 23 anos, formado pelas Faculdades Integradas Adamantinense e com experiência profissional em elaboração e acompanhamento de Planos de Resíduos/Saneamento; elaboração e acompanhamento de processos para obtenção de Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO) para todos os tipos de empreendimentos; estudo de impacto ambiental (EIA) e relatório de impacto ambiental (RIMA); delimitação e recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP); averbação de Reserva Legal; Outorgas de uso de Água e Solicitações de Autorização para Desmate; Plano Municipal de Saneamento Básico; Plano Municipal de Água e Esgoto; Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS); Dimensionamento e Implantação de Estações de Tratamento de Efluentes; Dimensionamento e Implantação de Aterros Sanitários e Coleta Seletiva; Programa Município Verde e Azul – Gerenciamento e Elaboração de Planos de Ação, entre outras funções ligadas à área ambiental.
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PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRANDÓPOLIS
ASSESSORIA DE IMPRENSA
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