Pesquisar este blog

domingo, 22 de setembro de 2013

Liminar proíbe que presídio com mil vagas inaugurado em SP funcione

Liminar proíbe que presídio com mil vagas inaugurado em SP funcione

Justiça pede estudos ambiental e vizinhança e alvarás federal e municipal.
'Ação contra presídio em Jardinópolis é política', diz secretário estadual.

Do G1 Ribeirão e Franca
2 comentários
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) proibiu o funcionamento do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) - para detendos em regime semiaberto - inaugurado nesta quarta-feira (18) em Jurucê, distrito de Jardinópolis (SP). A liminar exige que o governo paulista apresente estudos de impacto ambiental e de vizinhança, autorização do Ministério da Defesa e alvará municipal de funcionamento. O CPP tem capacidade para 1.048 presos e custou R$ 51 milhões.

O secretário estadual da Administração Penitenciária, Lourival Gomes disse desconhecer a decisão do TJ e afirmou que a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) concedeu a licença ambiental para o presídio. 
“A prisão em momento algum causa degradação ao ambiente local. Esta obra está sendo construída há mais de dois anos, se tivesse algum problema ambiental tinha que ser arguido bem antes e não agora. Agora seria muito mais oportunismo do que dados técnicos”, afirmou.
Gomes esteve em Jardinópolis para a inauguração do presídio na manhã desta quarta-feira. O CPP tem capacidade para 1.048 presos e custou R$ 51 milhões. A unidade está localizada na zona de expansão urbana de Jardinópolis, distante oito quilômetros do Centro da cidade, três  quilômetros do distrito de Jurucê, e cinco quilômetros do limite do município com Ribeirão Preto (SP). O acesso é feito pela Rodovia Candido Portinari (SP- 334), a cinco quilômetros de distância da Rodovia Anhanguera.
Secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes em novo CDP de Jardinópolis (Foto: Paulo Souza/EPTV)Secretário da Administração Penitenciária, Lourival
Gomes em Jardinópolis (Foto: Paulo Souza/EPTV)
Desde que a construção do CPP começou, em 2011, a população da cidade realizou vários protestos contra o prédio. O secretário de Administração Penitenciária diz que é necessário construir presídios para desafogar o sistema prisional do Estado. Ele afirmou que a penitenciaria de Jurucê deve repatriar ao menos 400 detentos que tenham família na região e cumprem pena em unidades de cidades distantes.  
“São Paulo tem 208 mil presos e 121 mil vagas. A sociedade quer que prenda e o que nós temos que fazer? Disponibilizar vagas e onde nós podemos disponibilizar vagas? Dentro do Estado de São Paulo. Nós temos 14 prisões em construção e outras 23 estamos resolvendo problemas documentais”, concluiu Gomes.
Nova penitenciária é inaugurada em distrito de Jardinópolis, SP (Foto: Paulo Souza/EPTV)Nova penitenciária é inaugurada em distrito de Jardinópolis, SP (Foto: Paulo Souza/EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página