Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Bancos de sangue da região convocam doadores


Bancos de sangue da região convocam doadores
Em todo Estado, o número de doações cai neste período do ano.

O estoque dos tipos sanguíneos A e O está em situação emergencial.

Ynaiê BotelhoDo G1 Presidente Prudente
Comente agora
Em Presidente Prudente, o estoque dos tipos A e B está em situação emergencial (Foto: Paulo Fernandes)Em Presidente Prudente, o estoque dos tipos A e B está em situação emergencial (Foto: Paulo Fernandes)
Os feriados de novembro e a proximidade das festas de final de ano diminuem o número de doações de sangue. De acordo com a Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo, a situação atual dos bancos de captação é crítica.
Em Presidente Prudente, o Banco de Sangue do Hospital Regional (HR) recebe mensalmente, cerca de 600 bolsas de sangue, número insuficiente para atender a demanda.

“Recebemos aproximadamente 20 doações por dia, quando na verdade, em média, precisaríamos de 30”, afirma o responsável técnico pelo setor José Antônio Nascimento Bressa.
Segundo ele, o estoque dos tipos sanguíneos A e O estã em situação emergencial. “Houve um aumento no número de doadores no município, no entanto, com a proximidade do final de ano, esses números caem, pois muitas pessoas viajam e deixam de doar. Além disso, o consumo é maior, devido ao grande número de acidentes que acontecem nessa época.”
O hospital ainda atende, especificamente, uma paciente com uma doença onde é preciso realizar a troca de plasma. “Ela utiliza de 15 a 20 bolsas de plasma diariamente. Isso têm sido um problema, pois o número de doadores precisa ser ainda maior. É um ato de solidariedade, onde o paciente depende, exclusivamente do doador”, destaca.
No Hemonúcleo da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente, a situação não é diferente. Mensalmente, a instituição precisa de 1.250 bolsas de sangue  para atender a demanda. “A Santa Casa abastece hoje além de Presidente Prudente, outros 45 municípios da região”, afirma a agente em captação do hemonúcleo, Zenaide Brito Bonfim Correia Martins.
“O número de doadores é instável, e nessa época do ano, onde a procura é maior, a quantidade de doações tende a diminuir por conta dos feriados.”
Exigências
Estão aptos a doar, pessoas em boas condições de saúde, com idades entre 16 e 65 anos. O peso mínimo é de 50 kg. A doação só será realizada mediante apresentação de documento original com foto.
Serviço - Os interessados, devem comparecer ao local da doação alimentados. No HR, o serviço funciona todos os dias, das 7h às 17h. Já na Santa Casa de Misericórdia, os doadores podem comparecer ao  Hemonúcleo de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.  Aos sábados, o horário de atendimento vai das 7h às 12h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página