Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Deputada mobiliza autoridades, entidades e sociedade civil para discutir a questão do saneamento no Estado

Deputada mobiliza autoridades, entidades e sociedade civil para discutir a questão do saneamento no Estado

A deputada Ana Perugini (PT) reúne, na próxima quinta-feira (20/06), às 15 horas, no Auditório José Bonifácio, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, representantes de entidades ambientais, autoridades públicas federais e estaduais; além de prefeitos, deputados, vereadores e a sociedade civil para discutir a implantação de uma política estadual de saneamento.

Entre os convidados, está confirmada a presença do diretor-presidente da Agência Nacional das Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo.
Coordenadora da Frente Parlamentar de Acompanhamento das Ações da Sabesp, a deputada organizou o evento a fim de discutir a questão da água com ênfase na relação da Sabesp – Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo e as prefeituras paulistas. Atualmente, a empresa estatal tem a concessão do serviço de saneamento básico em 364 dos 645 municípios do Estado.
As consequências do Sistema Cantareira na qualidade de vida dos moradores e no desenvolvimento econômico dos municípios é, também, tema das discussões que ocorrerão no fórum de debate.
Para a deputada, o evento vai ocorrer num momento propício para um diálogo de alto nível entre as bacias do Alto Tietê (onde está a grande São Paulo) e a bacia do Rio Piracicaba (onde está a grande parte do Cantareira), visando uma gestão cada vez mais justa e igualitária, em nome da qualidade de vida das duas regiões.
Sistema Cantareira
O projeto foi elaborado e instituído durante o regime militar, como uma opção para abastecimento da Grande São Paulo, que estava em franco crescimento naquele período. A alternativa escolhida pelo governo de São Paulo, em sintonia com o regime militar, foi captar água na bacia do rio Piracicaba, nas proximidades de suas nascentes, na divisa de Minas Gerais com o território paulista. Foi então estruturado o Sistema Cantareira, inaugurado em primeira etapa em 30 de dezembro de 1973 e com operação iniciada em 1974. Este foi o ano então em que o governo de São Paulo, por meio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), obteve a concessão, inicialmente por 30 anos, para operar o Sistema Cantareira. Uma segunda etapa foi iniciada em 1976 e inaugurada em 1981.
- See more at: http://anaperugini.com.br/noticias/deputada-mobiliza-autoridades-entidades-e-sociedade-civil-para-discutir-quest%C3%A3o-do#sthash.gXJi3iTw.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página