Pesquisar este blog

sábado, 1 de junho de 2013

Segurança-SP: Governo quer pagar recompensa a quem denunciar crimes


Segurança-SP: Governo quer pagar recompensa a quem denunciar crimes



SÃO PAULO, SP, 31 de maio (Folhapress) - Se optar por pagar recompensas para quem denunciar crimes, o governo de São Paulo terá de rever o convênio, que não prevê pagamento nem identificação do denunciante, com o Instituto São Paulo Contra a Violência, ONG que gerencia o disque-denúncia no Estado há quase treze anos.
Reportagem da Folha de S.Paulo de ontem mostrou que o governo estuda pagar uma recompensa de até R$ 50 mil para quem fizer denúncias à polícia que resultem na prisão de suspeitos de cometer crimes. 

A base do atual acordo é o anonimato do denunciante e o sigilo das informações, sem pagar qualquer valor. A definição sobre o assunto deve sair nos próximos meses. O assunto vem sendo discutido há três meses entre o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, e está incluso dentro do pacote de medidas para conter o aumento da criminalidade.
Em entrevista à Folha de S.Paulo, o coordenador de projetos do instituto, Mario Vendrell, disse que não necessariamente haverá redução das denúncias.
"É preciso definir como será feito aqui. Nos Estados Unidos funciona muito bem. No Rio de Janeiro também tem um pagamento. Em São Paulo, a nossa base de sustentação é o anonimato. A partir do momento em que se define um pagamento pelas denúncias, deverá haver um aumento", afirmou.
Ontem, Vendrell havia dito que a proposta de pagar por denúncia era inadequada. Contudo, hoje ele voltou atrás e não quis opinar sobre se seria adequado ou não fazer o pagamento pelas informações.
Mensalmente são feitas cerca de 15 mil denúncias anônimas por meio do telefone 181. Foi por meio desse canal, por exemplo, que a polícia prendeu no ano passado dois homens que planejavam matar uma policial militar, na capital paulista, e capturou um dos quatro suspeitos de matar uma dentista em abril, em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página