Pesquisar este blog

domingo, 29 de setembro de 2013

Bloqueador de celular deve ser instalado em janeiro na P2 de Presidente Venceslau


27/09/2013 às 19:52

Bloqueador de celular deve ser instalado em janeiro na P2 de Presidente Venceslau

Segundo a SAP, sistema será implantado em presídios que abrigam presos líderes de facções criminosas e nas que possuem detentos de alta periculosidade

Heloise Hamada
  • Sistema será implantando primeiro na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau(Foto: Arquivo)
Clique na imagem para expandir.
A Penitenciária 2 de Presidente Venceslau e o Centro de Readaptação Penitenciária (CRP) de Presidente Bernardes – de segurança máxima - vão receber o sistema de bloqueio de sinais de telefones celulares a partir de 2014. A informação é da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), que abriu a licitação para a escolha da empresa esta semana.

De acordo com a SAP, “serão instalados bloqueadores nos presídios que abrigam presos líderes de facções criminosas e nas que possuem presos de alta periculosidade”. A instalação inicial abrange 23 unidades. E, pela programação, Venceslau será a primeira a receber o sistema, seguido da Penitenciária 1 de Avaré. Depois é a vez de Bernardes e as duas penitenciárias de Mirandópolis.
O anúncio da empresa ganhadora do pregão será no dia 11 de novembro e a vencedora será quem apresentar o menor valor. Conforme o edital, a contratada deverá prover “serviços contínuos de bloqueio de sinais de radiocomunicações - BSR, abrangendo todos os recursos logísticos, tecnológicos, infraestrutura necessários ao seu perfeito funcionamento nas dependências das unidades prisionais”.
A SAP esclarece que decidiu contratar e não comprar os serviços pelo seguintes motivos: “manutenção dos equipamentos pela contratada; caso haja evolução tecnológica, os equipamentos deverão acompanhar esse progresso; elimina o risco dos equipamentos se tornarem obsoletos dentro de pouco tempo, com perda do recurso investido; se a empresa bloquear as conversações, recebe; se não bloquear, o Estado não paga”.
A assinatura do contrato está prevista para o dia 5 de dezembro e a SAP ressalta que o prazo pode variar, “caso haja interposição de recursos por alguma licitante”. O cronograma também indica que até 30 dias da assinatura, 6 de janeiro de 2014, haverá a instalação em Venceslau. O prazo sobe para 60 dias para a segunda unidade.
A partir de 6 de fevereiro do ano que vem e até 6 de setembro de 2014, o sistema será implantado em três unidades a cada 30 dias, período em que o CRP de Bernardes está elencado.
Celulares apreendidos
Segundo levando da Secretaria, em 2012, nas unidades localizadas na região de Presidente Prudente, pertencentes a Coordenadoria da Região Oeste do Estado (CRO), foram apreendidos 288 celulares em celas, 188 fora das celas - mas na unidade -, cinco com funcionários da SAP, 94 com visitantes e 110 na área externa, todos os dados relativos ao regime fechado.
Já em regime semi-aberto, foram 587 na cela, 197 fora das celas - mas na unidade -, dois com funcionários da SAP, um com empregados de empresas, um com visitantes e 224 na área externa.
Este ano, a quantidade é somada de 1º de janeiro a 30 de junho. Nas unidades de regime fechado, foram 86 aparelhos confiscados nas celas, a mesma quantidade fora delas, 37 em visitas e 90 na área externa.
No semia-berto, os agentes encontraram 211 nas celas, 36 fora delas, um em visitas e 247 na área externa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página