Pesquisar este blog

sábado, 21 de setembro de 2013

Novos formadores têm desafio de multiplicar concepção cutista

Novos formadores têm desafio de multiplicar concepção cutista

  
por Flaviana Serafim - CUT São Paulo publicada em 20/09/2013 19:15
Dirigentes e lideranças foram certificados no Instituto Cajamar e assumem compromisso de ampliar sindicalismo cutista junto à classe trabalhadora
Novos formadores têm desafio de multiplicar concepção cutista
Fotos: Flaviana Serafim - SECOM-CUT/SP
Dirigentes e lideranças sindicais de diversas categorias participaram nesta quinta (19) da certificação da primeira turma do ano no curso Formação de Formadores (FF) e de Desenvolvimento de Políticas Públicas e Ação Regional (DPPAR).
O evento reuniu servidores municipais, metalúrgicos, químicos, gráficos, petroleiros e rurais, além de assessores da CUT/SP e trabalhadores/as da educação, saúde, serviços e do sistema prisional na Cooperativa dos Trabalhadores/as do Instituto Cajamar (Cooperinca), berço histórico da formação de lideranças da CUT.

O curso de FF prepara os sindicalistas para atuarem como multiplicadores, levando as propostas e a concepção cutista a outros dirigentes nos sindicatos, subsedes e também à base dos trabalhadores/a.  Já o DPPAR qualifica para participação nos conselhos de políticas públicas nas esferas municipal, estadual e federal.
Toda a proposta pedagógica dos cursos é baseada na metodologia construtivista e revolucionária de Paulo Freire, sobretudo os princípios da educação popular criada pelo pedagogo pernambucano. Nessa prática didática, o educando interage com a realidade, concebe seu próprio aprendizado e se liberta da opressão social, contrapondo o que Freire classificou como “educação tecnisista e alienante”.
“Nossa concepção se pauta pela construção coletiva, por meio de trocas de experiências organizativas e de conhecimentos com uma metodologia participativa. O saber adquirido pelos trabalhadores/as ao longo da vida vem contribuindo decisivamente para potencializar as ações  frente ao desafio da organização sindical e das mudanças no mundo do trabalho”, explica Telma Andrade Victor, secretária estadual de Formação da CUT/SP.
Ousadia e compromisso - Na entrega dos certificados, o secretário Geral da CUT/SP, Sebastião Geraldo Cardozo, pediu ousadia aos formadores, pois, segundo o dirigente, sem incorfomismo não é possível transformar a sociedade. “Se formos dar ouvidos e praticar ações sindicais somente dentro da legalidade, atuaremos só dentro do que prevê o grande capital, que é quem faz a leis em todo o planeta. O processo legalista nem sempre avança e tende a frear a luta da classe trabalhadora”, ressalva.
Na mesma linha, Sônia Auxiliadora , coordenadora da Escola São Paulo e secretária da Mulher Trabalhadora da CUT/SP, afirmou que o principal é olhar para as possibilidades de contrapor o que está posto. “É isso que faz a diferença nesse processo de formação, no cotidiano da prática sindical e nas táticas de cidadania”, avalia.
Os formandos, que agora fazem parte Rede de Formação da CUT, foram unânimes ao assumir como objetivo fundamental o compromisso de multiplicar a concepção do sindicalismo cutista.
“Hoje levo uma bagagem de mais conhecimento e integração para que eu possa ser mais atuante como conselheira em meu município e na região, além de poder levar mais informação a outros trabalhadores/as”, disse Joana Adelaide Dias, do Sindicato dos Municipais do Vale do Ribeira, que concluiu o curso de DPPAR.
Para José Celestino Lourenço, o Tino, secretário nacional de Formação da CUT, não é possível debater as políticas públicas de forma desarticulada e por isso a preparação voltada aos conselhos é tão relevante. “As políticas públicas são fundamentais para disputar o poder e o desenvolvimento local. São estes espaços que permitem democratizar as decisões e ter mais controle social para intervir mais no orçamento a partir do olhar da classe trabalhadora”.
Fábio Cesar Ferreira, o Jabá, do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp), concluiu o curso de FF e destacou a importância de usar o conhecimento adquirido como caminho para aproximar a base das entidades sindicais. “Os funcionários do sistema prisional ainda precisam de esclarecimentos quanto à atuação sindical e à participação no Sifuspesp. A categoria tem que aprender e é papel do sindicato trazê-la para as reuniões, para as assembleias e mobilizações”.
Ferreira disse que o Sifuspesp fará um planejamento para dar continuidade à formação e espera que outros cursos de FF deem espaço também à presença de trabalhadores/as da base. “Só com a participação da categoria é que esse projeto dará certo”.
Certificados no curso de Formação de Formadores
Amarildo Mendes Pereira Araújo
Sind. Servidores Públ. Munc. Jundiaí
Cassia Tochetto
Sindserv/SBC
Celso Alves Antunes
Sind. Metalúrgicos Pindamonhangaba
Cinthia Marcondes Moreira Muniz
Fed. Trab. Em Seguridade Social Est. SP
Cristina Peregrino Morales Ponce
Apeoesp de Tupã
Elenice Conceição de Santana
CUT/SP
Fábio Cesar Ferreira
Sifuspesp
Herivelto Santos Moraes
FEM/CUT SP
Jeferson Soares
Sindae de Campinas
Luciano da Silva
FEM/CUT SP
Luiz Eduardo Barduco Koyama
Sind. Municipais V. Ribeira
Luiz Marcos Ferreira Junior
Sindiescrit – Sind. Emp. Em Escritórios de Emp. Transportes Guarulhos
Marcelo Marques de Souza
Sind. Trab. Em Ind. Gráficas Jundiaí e Região
Marcos Alnei Sestari
Sindae de Campinas
Marcos Meira Rocha
Sindsaude de Guarulhos
Marli de Jesus Clementino
Fetquim – CUT/SP
Osmar Lopes
Sindsel Limeira
Rosenilda aparecida S. Cruz
Faf
Sandra Carvalho Rodrigues
CUT/SP
Silvio César do Nascimento
Sind. Metalúrgicos do ABC
Certificados no curso de Desenvolvimento de Políticas Públicas e Ação Regional
Carlos Roberto da Silva
FETAM
Cicero Costa Filho
Sindsaúde ABC
Francisco Feitosa Alves Sobrinho
FAF- Fed. Agricultura Familiar
Giovane Chagas
Sind. Servidores Municipais de SBC
Joana Adelaide Dias
Sind. Municipais Vale do Ribeira
Luiz José Gila da Silva
Sind. Trab. Comércio de Minérios e Derivado de Petróleo no Estado SP
Marta Fernandes Motta
Sind. Municipais Vale do Ribeira
Roberto Teodoro de Santana
Sindilimpeza Baixada Santista
Romeu Moreira Junior
Sind. Serv. P. Munic. Jundiaí
Sônia Maria Santos Medeiros da Silva
CUT Subsede Bauru
Vera Ilsa Alves da Silva
Sind. Municipais Vale do Ribeir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página