Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Em menos de um dia, quatro fogem de penitenciária em Jardinópolis, SP

Em menos de um dia, quatro fogem de penitenciária em Jardinópolis, SP

Dois fugiram na tarde de 2ª feira (21) e outros dois na noite de domingo (20).
SAP diz que unidade de regime semiaberto não possui segurança armada.

Do G1 Ribeirão e Franca
2 comentários
SAP informou que CPP de Jardinópolis não possui segurança armada, nem muros com cercas elétricas (Foto: Paulo Souza/EPTV)SAP informou que CPP de Jardinópolis não possui segurança armada, nem muros com cercas elétricas (Foto: Paulo Souza/EPTV)
Dois presos fugiram do Centro de Progressão Penitenciária (CCP) de Jardinópolis (SP) na tarde desta segunda-feira (21), segundo informações da Polícia Militar. Esse é o segundo caso de fuga no presídio em menos de 24 horas: na noite de domingo (20), outros dois detentos do regime semiaberto também fugiram do local pulando o alambrado. Nenhum dos quatro fugitivos foi recapturado. A Secretaria de Administração Penitenciária não se manifestou sobre o caso desta segunda-feira.

Equipes da PM e da Polícia Rodoviária auxiliaram nas buscas pelos condenados, que teriam fugido por volta de 14h30, pela Rodovia Cândido Portinari (SP-334). Segundo a PM, os presos foram vistos pela última vez pulando o muro de um clube de campo às margens do Rio Pardo. Em patrulha pelo local, porém, nenhum deles foi encontrado.
A PM informou também que um dos fugitivos é morador de Pirangi (SP) e outro de Barretos (SP), mas as condenações não foram informadas. Procurada pelo G1, a assessoria da SAP informou que "o alarme foi acionado e os agentes tentaram interceptar os presos, porém, sem êxito. Foram efetuadas buscas nas proximidades da unidade, mas os reeducandos não foram localizados."
Segundo caso
Na noite de domingo (20), outros dois detentos pularam o alambrado do CPP de Jardinópolis (SP) e fugiram em direção a um canavial nos fundos do prédio. Em nota enviada na segunda-feira, a SAP informou que os agentes de segurança acionaram o alarme das torres de controle e correram até o local para tentar interceptar os presos, mas os dois já haviam fugido.
Ainda de acordo com a SAP, as unidades penais de regime semiaberto - como é o caso do CPP de Jardinópolis - não possuem vigilância armada e também não são cercadas por muralhas. "A permanência do preso nesse regime se caracteriza muito mais pelo senso de auto-disciplina e auto-responsabilidade, que propriamente por mecanismos de contenção contra evasão", diz a nota.
Presídio com mil vagas foi inaugurado há um mês em Jurucê, distrito de Jardinópolis (Foto: Paulo Souza/EPTV)Presídio com mil vagas foi inaugurado há um mês em Jurucê, distrito de Jardinópolis (Foto: Paulo Souza/EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página