Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de setembro de 2014

ARTIGO: O QUE É O INOCENTE ÚTIL, POR JOSÉ ERIVALDO FERREIRA

LEIA E REFLITA QUEM SABE VOCÊ , EU , NÓS , NÃO ESTAMOS SENDO USADOS COMO MASSA DE MANOBRA! 

ARTIGO: O QUE É O INOCENTE ÚTIL
 No dicionário consta que Inocente Útil é "Pessoa que serve aos interesses e objetivos de uma causa sem estar vinculado à organização política ou à ideologia dela".
Existem três grupos de indivíduos na sociedade, ou seja, os que acreditam em tudo que veem ou ouvem; aqueles que não acreditam em nada do veem ou ouvem e o terceiro grupo, os dez por cento restante que ao verem ou ouvirem algo, analisam, refletem e tomam posições ou emitem opiniões confiáveis.

Os outros grupos, obviamente, são compostos por inocentes úteis porque negando ou aceitando tudo sem refletir, sem análise, são manipuláveis por quem tem interesses contrários à evolução, ao progresso, às conquistas políticas, econômicas e sociais.
Joham W.W.Goethe disse que "Nada é mais terrível de ver do que a ignorância em ação". O inocente útil se deixa conduzir por lideranças políticas fisiológicas e pelo farisaísmo de pseudos religiosos, todos cegados pela ambição, cobiça e oportunismo e com isto disseminam preconceitos, discriminações e segregações por este mundo. Alias, a Bíblia diz que se um cego guiar outro cego ambos cairão no barranco (Lucas 7.39).
Recasens Siches, jurista, filósofo e sociólogo ensina que entre as atitudes conservadoras possíveis de serem tomadas, pelas pessoas na sociedade, estão as relacionadas à "sincera convicção", "a falta de vocação para a crítica e uma carência de imaginação construtiva", assim como a "submissão total às instituições e modos de vida existente". Diagnosticando o comportamento do inocente útil pode-se atribuir a ele uma das atitudes ou a combinação delas fazendo com que ele seja umas das pessoas que não veem as coisas como elas são e sim como parecem ser.
Leonardo da Vinci disse que "quem espera da experiência o que ela não pode dar afasta-se da razão". A escritora Clarice Linspector falou que "o que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesmo". Viver alienado, omisso, apático, indolente equivale desperdiçar este dom, este talento que nosso Senhor nos deu que é a inteligência.
Como consta na Biblia, na parábola dos talentos, ainda há quem guarda a inteligência como aquele servo que guardou o talento que recebeu do Senhor, ao invés de fazer uso dele multiplicando-o. Por isso foi censurado. (Mateus.25-14)

JOSÉ ERIVALDO FERREIRA
https://www.facebook.com/erivaldoferreira?fref=ufi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página