Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Presos cavam buraco na parede de presídio e pelo menos 19 fogem

Presos cavam buraco na parede de presídio e pelo menos 19 fogem

Administração do presídio diz que detentos cavaram buraco na parede.
Polícia segue fazendo buscas mas, até o momento, ninguém foi detido.

Natasha GuerrizeDo G1 Santos
  •  
Penitenciária II de São Vicente (Foto: Natasha Guerrize/G1)Detentos cavaram buraco e fugiram da Penitenciária II, em São Vicente (Foto: Natasha Guerrize/G1)









Uma fuga em massa pegou de surpresa os funcionários da Penitenciária II, em São Vicente, no litoral de São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (22). De acordo com a administração do presídio, um grupo formado por pelo menos 19 presos conseguiu fugir após cavar um buraco durante vários dias. Até o momento, ninguém foi recapturado.

Presos fizeram um buraco para fugir de penitenciária (Foto: Natasha Guerrize/G1)Presos fizeram um buraco para fugir de
penitenciária (Foto: Natasha Guerrize/G1)
De acordo com informações de funcionários do presídio, que preferiram não se identificar, os 19 fugitivos identificados, até o momento, fazem parte do regime semi-aberto. Ainda não há informações sobre o material e as ferramentas utilizadas para que o buraco fosse cavado. A fuga dos presos só foi notada na parte da manhã.
A Penitenciária II de São Vicente fica na rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no bairro Samaritá. A unidade foi inaugurada em 1990. Neste ano, a Penitenciária II de São Vicente foi fechada para reforma e ampliou a capacidade de 500 para 862 presos.
De acordo com as informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o local abriga 660 pessoas em regime fechado. Já a Ala de Progressão Penitenciária (APP) tem capacidade para 204 presos e conta com a população de 229 pessoas.
Em nota, A Secretaria da Administração Penitenciária informa que ao realizarem a contagem de presos, nesta manhã, foi constatada a ausência de 19 presos da Ala de Progressão Penitenciária (semiaberto) que se localiza fora dos muros de proteção da Penitenciária II de São Vicente. Após a constatação os agentes da unidade realizaram uma ronda ao redor do prédio da Ala de Progressão e localizaram um buraco em uma das paredes do fundo do prédio, com menos de um metro, e outro no alambrado de proteção.
Ainda segundo a secretaria, uma hora antes da contagem, às 5h, havia sido realizada vistoria de rotina e nada de anormal foi localizado na unidade. Foi acionada a Polícia Militar, aberto boletim de ocorrência e instaurado Procedimento Apuratório para averiguação dos fatos. A Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário efetuará rigorosa apuração dos fatos.

Total de visualizações de página