Cada um julga o outro de acordo com o que é
http://www.psicologiaracional.com.br/2013/06/julgar-o-outro.html |
Regis Mesquita
Amigos do site Psicologia Racional,
Abaixo segue um conto coletado na internet,
sem indicação do autor. Após o texto estão meus comentários.
sem indicação do autor. Após o texto estão meus comentários.
Julgamento
"Certa vez um sábio deitou-se ao lado da estrada,
imerso em profunda meditação.
imerso em profunda meditação.
Passou por ali um ladrão e, ao vê-lo naquele estado, comentou:
- Este homem dever ser um ladrão. Certamente roubou alguma casa à noite e agora
adormeceu de cansaço. Logo chegará a polícia e
o prenderá. Vou escapar a tempo.
o prenderá. Vou escapar a tempo.
E tratou de fugir.
Pouco depois, passou um bêbado e, olhando
para aquele homem deitado, exclamou:
para aquele homem deitado, exclamou:
- Bebeste demais e caíste aí. Estou mais firme do
que tu e não vou cair.
que tu e não vou cair.
E continuou seu caminho.
Finalmente, passou por ali um sábio e, percebendo
que o homem caído ao chão era
que o homem caído ao chão era
um Santo em estado de êxtase, sentou-se ao lado
dele e, em silêncio, meditou junto.
dele e, em silêncio, meditou junto.
Comentando:
A mente humana é limitada. Por exemplo, o
ser humano não enxerga todo o espectro de
cores e nem ouve todo o espectro de sons. Ou seja,
a realidade é muito mais rica do que nossa mente
consegue captar.
ser humano não enxerga todo o espectro de
cores e nem ouve todo o espectro de sons. Ou seja,
a realidade é muito mais rica do que nossa mente
consegue captar.
Uma pessoa que treina seu “ouvido musical” será
capaz de perceber melhor os sons. Desta forma,
poderá captar com mais fidedignidade a realidade
sonora à sua volta.
capaz de perceber melhor os sons. Desta forma,
poderá captar com mais fidedignidade a realidade
sonora à sua volta.
O mesmo acontece com todos os outros filtros que
existem em nossa mente: paladar, sensações,
crenças, valores, condicionamentos, etc.
existem em nossa mente: paladar, sensações,
crenças, valores, condicionamentos, etc.
Cena 1: uma senhora anda pela rua quando vê
um grupo de adolescentes vindo em sua direção.
Seus olhos enxergam os adolescentes, e seu cérebro
processa o significado da imagem. Ela pode sentir
medo e pensar: será que eles vão me assaltar?
um grupo de adolescentes vindo em sua direção.
Seus olhos enxergam os adolescentes, e seu cérebro
processa o significado da imagem. Ela pode sentir
medo e pensar: será que eles vão me assaltar?
A senhora não conhece os adolescentes. Ela não
sabe (futuro). O julgamento acontece em cima
deste não saber. Ela usa como referência crenças
e valores que existem dentro da sua cabeça (passado).
Esta senhora escutou muitas histórias de violência
e assaltos ao longo da vida. Por ser ignorante
sobre a vida daqueles adolescentes (presente),
ela se protege desencadeando o medo.
sabe (futuro). O julgamento acontece em cima
deste não saber. Ela usa como referência crenças
e valores que existem dentro da sua cabeça (passado).
Esta senhora escutou muitas histórias de violência
e assaltos ao longo da vida. Por ser ignorante
sobre a vida daqueles adolescentes (presente),
ela se protege desencadeando o medo.
Esta senhora é medrosa, é negativa e sente-se impotente.
Está condicionada a emitir opiniões negativas sobre as pessoas. Sua mente age da forma como ela se treinou: ao observar o grupo de adolescentes, sua mente “corre para o negativo”.
Está condicionada a emitir opiniões negativas sobre as pessoas. Sua mente age da forma como ela se treinou: ao observar o grupo de adolescentes, sua mente “corre para o negativo”.
A imensa maioria das pessoas considera esta reação
normal. Mas, não é normal. É treino mental para
focar o negativo na realidade. Quando não há negativo
na realidade, busca-se dentro da própria mente.
normal. Mas, não é normal. É treino mental para
focar o negativo na realidade. Quando não há negativo
na realidade, busca-se dentro da própria mente.
Cena 2: Os adolescentes passam pela senhora e
vão embora. Eles dão risadas e estão felizes com
a vida. Nem notam a senhora assustada e medrosa
que passa por eles.
vão embora. Eles dão risadas e estão felizes com
a vida. Nem notam a senhora assustada e medrosa
que passa por eles.
A senhora aprendeu a lição? Da próxima vez que
cruzar com grupos de adolescentes sentirá menos
medo? Ela se arrependeu de ter vibrado
negativamente e julgado cruelmente? Ela entendeu
que escolheu o caminho do sofrimento?
cruzar com grupos de adolescentes sentirá menos
medo? Ela se arrependeu de ter vibrado
negativamente e julgado cruelmente? Ela entendeu
que escolheu o caminho do sofrimento?
Em 99% dos casos não haverá aprendizado.
Simplesmente, porque não houve a intenção de
aprender.
Simplesmente, porque não houve a intenção de
aprender.
Ela agiu com baixíssimo nível de consciência.
Como uma autômata, ela repetiu o que havia
dentro de sua mente. Ao repetir, ela reforçou o comportamento medroso e as crenças que
dominam sua mente. O resultado: a associação
entre violência e adolescentes ficou mais forte.
Não importa que a realidade “não confirmou”
sua crença. Importa é que sua crença reconstruiu
a realidade. Ou seja, ela sentiu alívio por não ter
sido assaltada, daquela vez. Da próxima vez,
quem sabe, virá o assalto. (O cérebro funciona
assim: as associações que são usadas são reforçadas.
Para enfraquecê-las necessita do esforço da
consciência ou de um “choque de realidade”. )
Como uma autômata, ela repetiu o que havia
dentro de sua mente. Ao repetir, ela reforçou o comportamento medroso e as crenças que
dominam sua mente. O resultado: a associação
entre violência e adolescentes ficou mais forte.
Não importa que a realidade “não confirmou”
sua crença. Importa é que sua crença reconstruiu
a realidade. Ou seja, ela sentiu alívio por não ter
sido assaltada, daquela vez. Da próxima vez,
quem sabe, virá o assalto. (O cérebro funciona
assim: as associações que são usadas são reforçadas.
Para enfraquecê-las necessita do esforço da
consciência ou de um “choque de realidade”. )
Uma pessoa treinada para ter uma mente reativa,
como esta senhora, pode ter milhares de experiências positivas. Mas, as experiências (reais ou imaginárias)
centrais em suas mentes serão as negativas. São
pessoas com um poder tremendo de gerar e
manter dentro delas o negativo. Elas conseguem
reforçar a negatividade mesmo em situações de
paz e tranqüilidade.
como esta senhora, pode ter milhares de experiências positivas. Mas, as experiências (reais ou imaginárias)
centrais em suas mentes serão as negativas. São
pessoas com um poder tremendo de gerar e
manter dentro delas o negativo. Elas conseguem
reforçar a negatividade mesmo em situações de
paz e tranqüilidade.
E o pior: se permitem emitir emanações e vibrações
negativas sem a menor consciência do mal que
podem causar a si e ao próximo. Com a desculpa
de que são vítimas, emanam pensamentos cruéis:
“meu Deus, eles vão me assaltar...”
negativas sem a menor consciência do mal que
podem causar a si e ao próximo. Com a desculpa
de que são vítimas, emanam pensamentos cruéis:
“meu Deus, eles vão me assaltar...”
De cada mil julgamentos que o ser humano faz,
950 são atos cruéis e infelizes. Todo julgamento
é parcial. Todo julgamento está altamente
sujeito a erros.
950 são atos cruéis e infelizes. Todo julgamento
é parcial. Todo julgamento está altamente
sujeito a erros.
O que fazer?
1) acostume a parar seus pensamentos. A mente
funciona compulsivamente quando está em um
estado semi-consciente (a condição normal das
pessoas): um pensamento desencadeia outro
pensamento que desencadeia um terceiro
pensamento, e assim por diante. Tudo sem
controle, compulsivamente. Um passo muito
importante é parar a sequência de pensamentos.
No início ficará um vazio ruim, depois você
descobrirá que este vazio descansa a mente, diminui ansiedade e angústia, melhora o humor, etc.
funciona compulsivamente quando está em um
estado semi-consciente (a condição normal das
pessoas): um pensamento desencadeia outro
pensamento que desencadeia um terceiro
pensamento, e assim por diante. Tudo sem
controle, compulsivamente. Um passo muito
importante é parar a sequência de pensamentos.
No início ficará um vazio ruim, depois você
descobrirá que este vazio descansa a mente, diminui ansiedade e angústia, melhora o humor, etc.
A senhora poderia ter decidido não pensar nada
sobre aqueles adolescentes. Todos podem parar seus pensamentos.
sobre aqueles adolescentes. Todos podem parar seus pensamentos.
Uma das grandes vantagens de parar o pensamento
é ter mais tempo para observar a realidade e aprender
(indico este texto para explicar a questão do tempo:http://caminhonobre.com.br/2013/02/24/aceitacao-tempo-para-aprender/ ).
é ter mais tempo para observar a realidade e aprender
(indico este texto para explicar a questão do tempo:http://caminhonobre.com.br/2013/02/24/aceitacao-tempo-para-aprender/ ).
2) saia do zona de conforto do julgamento.
Você julga porque considera que está correto
em sua avaliação. Para aprender a não julgar
ou não julgar compulsivamente, é necessário
algumas vezes abrir mão da confiança que você
deposita na sua forma de organizar sua mente.
Você julga porque considera que está correto
em sua avaliação. Para aprender a não julgar
ou não julgar compulsivamente, é necessário
algumas vezes abrir mão da confiança que você
deposita na sua forma de organizar sua mente.
Não confie plenamente nas muitas justificativas
que sua mente lhe fornece. Podem ser justificativas
sensatas ou insensatas; mas, com certeza, são
justificativas que não abarcam a realidade completa.
que sua mente lhe fornece. Podem ser justificativas
sensatas ou insensatas; mas, com certeza, são
justificativas que não abarcam a realidade completa.
3) tenha a intenção de aprender. Algumas das
qualidades necessárias para aprender: experimentar,
correr riscos, atenção e foco em outras possibilidades.
qualidades necessárias para aprender: experimentar,
correr riscos, atenção e foco em outras possibilidades.
Aprender é uma ótima forma de não ficar repetindo
erros. Mas, para aprender deve acontecer o
enfrentamento com a realidade. Explicando:
a senhora poderia dizer para si – “não vou acreditar
no meu medo. Estes adolescentes podem não ser ladrões,
vou relaxar e não vou emanar negatividades”. Após passar pela situação e ver que os adolescentes foram embora, ela terá aprendido uma lição (por que saiu do ato condicionado, semi-consciente, e forçou sua consciência a focar a realidade).
erros. Mas, para aprender deve acontecer o
enfrentamento com a realidade. Explicando:
a senhora poderia dizer para si – “não vou acreditar
no meu medo. Estes adolescentes podem não ser ladrões,
vou relaxar e não vou emanar negatividades”. Após passar pela situação e ver que os adolescentes foram embora, ela terá aprendido uma lição (por que saiu do ato condicionado, semi-consciente, e forçou sua consciência a focar a realidade).
Ela teve a intenção de aprender, tomou a
postura de aprendizado, tornou relevante variáveis
que sua mente reativa desprezava. Ela estava
pronta para aprender com a experiência.
postura de aprendizado, tornou relevante variáveis
que sua mente reativa desprezava. Ela estava
pronta para aprender com a experiência.
Não é toda experiência que ensina. Não é todo
sofrimento que faz as pessoas mudarem. É preciso
ter disponibilidade interna para aprender.
sofrimento que faz as pessoas mudarem. É preciso
ter disponibilidade interna para aprender.
Você julga com os valores, crenças e treinos que
possui na sua mente. Estes julgamentos são a base
de boa parte dos problemas que você possui. E,
também, são a base da maior parte dos problemas
que você não consegue resolver. Além de limitarem
sua vida, impedem vitórias, conquistas, alegrias,
paz e muito mais.
possui na sua mente. Estes julgamentos são a base
de boa parte dos problemas que você possui. E,
também, são a base da maior parte dos problemas
que você não consegue resolver. Além de limitarem
sua vida, impedem vitórias, conquistas, alegrias,
paz e muito mais.
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