Pesquisar este blog

sábado, 10 de agosto de 2019

Sheherazade ataca agentes, sofre processo do SIFUSPESP e perde posto no SBT Jornal

Reação dos agentes penitenciários de todo o país é exemplo da união da categoria

Rachel Sheherazade se meteu em mais polêmicas, desta com os agentes penitenciários que foram difamados e caluniados pela jornalista nos vídeos "Monstro contra monstros" e "Joio e trigo", mas a reação da categoria em conjunto com o SIFUSPESP foi imediata e nesta sexta-feira (9) a profissional foi afastada do posto de apresentadora do SBT Jornal.

O Sistema Brasileiro de Televisão não comentou nem confirmou os motivos do afastamento, mas o caso virou notícia em diversos sites e tem repercutido principalmente no Twitter, onde a jornalista decidiu inclusive desativar a conta temporariamente.

Rachel Sheherazade: o joio do jornalismo brasileiro
Para todos e todas nós do sistema prisional fica um grande exemplo: o da nossa união e ação em rede, e a força e o poder que têm essa unidade. No mesmo dia que o primeiro vídeo foi divulgado, em 30 de julho, o sindicato divulgou seu posicionamento em nota e vídeo, convocou a categoria a respeitosamente expressar sua opinião nas redes sociais da jornalista e os agentes responderam prontamente.

Na segunda-feira (5), fomos procurar o Sistema Brasileiro de Televisão, nos reunimos com a direção da emissora cobrando uma nota oficial para esclarecer a posição do SBT sobre as declarações de Sheherazade e, como prometido, o SBT nos enviou comunicado no dia seguinte informando que não concorda com as afirmações da jornalista.

A nota oficial do SBT enviado ao SIFUSPESP. Clique na imagem para ampliar.

Prontamente também acionamos nosso Departamento Jurídico, que no dia 5 de agosto entrou com ação pedindo retratação, esclarecimento das acusações, exclusão dos vídeos do YouTube, além de indenização por danos morais coletivos por ofensa à honra e à imagem dos agentes penitenciários de todo o país.

A ação tramita da Vara Cível do Foro de Barueri e é possível acompanhar o andamento do processo no site do Tribunal de Justiça clicando aqui. Processos do mesmo tipo já estão sendo movidos pela Federação Nacional Sindical dos Servidores Penitenciários (Fenaspen) e por outros sindicatos da categoria Brasil afora.

Agora no gelo por algum tempo, pode ser que a jornalista aproveite a oportunidade para aprender coisas simples, mas básicas, essenciais na profissão dela: apurar os fatos antes de divulgar, ter responsabilidade com a informação e conduta ética.

No segundo vídeo, onde além de desinformação sobrou arrogância e faltou humildade por parte da jornalista, Rachel Sheherazade pretensamente se coloca como o o trigo dourado do jornalismo brasileiro

Contudo, esse episódio só provou mais uma vez que, na verdade, Rachel é o joio que estraga a colheita graças a sua postura incoerente, às suas falácias e à baixaria de apelar para qualquer tipo de coisa - incluindo generalizações covardes -, pois ela deve pensar que vale tudo para conseguir acessos e monetização em suas redes. Mas uma coisa acredito que Sheherazade tenha aprendido: nunca mais vai inventar polêmica e mentiras à custa dos e das agentes penitenciários do Brasil.

Quero agradecer a atuação imediata da categoria e também dos companheiros e companheiras sindicalistas, além de parlamentares e outros que manifestaram seu apoio em vídeos e mensagens aos agentes e ao SIFUSPESP, e repúdio à jornalista.

Venham algumas das notícias que repercutiram o caso, citando diretamente o SIFUSPESP:
Silvio Santos castiga Sheherazade após confusão com carcereiros - Notícias da TV
Rachel Sheherazade deixa o Twitter após ser punida pela direção de jornalismo do SBT - Fórum
Após confusão com carcereiros, Silvio Santos dá castigo para Rachel Sheherazade - Caras
Sheherazade cita Chico Buarque após ser punida por Silvio e deixar Twitter - TV Famosos
Silvio Santos castiga Sheherazade após críticas ao presidente Bolsonaro - Diário do Centro do Mundo
Silvio Santos ‘se cansa’ de Rachel Sheherazade e punição histórica é anunciada - One News
Silvio Santos castiga Rachel Sheherazade após opiniões da jornalista - Catraca Livre
Rachel Sheherazade é castigada por Silvio Santos e deixa de apresentar o SBT Brasil - Portal Overtube




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página