Pesquisar este blog

domingo, 11 de agosto de 2019

Transformar a revolta em ação: a 'Operação Legalidade" vem aí

Guerreiros e guerreiras do sistema prisional, a semana que passou foi ainda mais agitada do que costuma ser para toda nossa categoria.

O principal, nosso reajuste salarial: fiquem atentos porque vamos partir para a "Operação Legalidade", pois o governo estadual continua sem dizer nada, ignorando os servidores penitenciários apesar de João Doria já ter confirmado que em 31 de outubro anuncia o reajuste das demais forças públicas do Estado - policiais militares, civis e científicos.

Tá aqui no vídeo da minha convocação à categoria e o recado ao governo, no final da reunião com o coronel Nivaldo Restivo, secretário da SAP, que esteve dia 7/8 na Comissão de Segurança e Assuntos Penitenciários da Assembleia Legislativa, transmitido ao vivo pela página do SIFUSPESP no Facebook.


A expectativa era que o coronel Restivo finalmente dissesse algo concreto nessa reunião, mas como afirmei no vídeo e na postagem anterior, foi só mais areia e ninguém aguenta mais falação. Restivo teve a coragem de dizer que "não teve tempo", não teve condição de tratar do nosso reajuste com Doria porque o governador falou do reajuste dos policiais na quinta (1) e viajou na sexta (2) - leia mais em Restivo fala muito e não diz nada sobre reajuste dos servidores penitenciários

Oras! o secretário de Administração Penitenciária recebeu a pauta da campanha salarial em fevereiro, fizemos várias reuniões desde então - a mais recente em 25 de julho -, há um dissídio tramitando no Tribunal de Justiça e a defasagem no salário dos servidores vem desde julho de 2014!

A indignação dos servidores com a falta de avanços na campanha salarial foi pauta de reportagem no Jornal da Assembleia, na TV Alesp:


Além de aprofundarmos a luta com mobilização no dia a dia, o SIFUSPESP continua tomando todas as medidas legais quanto ao dissídio coletivo- nesta semana, nós pedimos à Justiça a anulação de ata da reunião com Restivo e reiteramos a antecipação de tutela de evidência.

Na prática, essa ferramenta jurídica é o que permite avançar na campanha salarial, porque denuncia a ilegalidade da Fazenda estadual por se aproveitar de estarmos impedidos de fazer greve e, assim, protela tanto negociações quanto uma contraproposta efetiva aos servidores. A categoria pode acompanhar a tramitação do processo clicando aqui. 

Quem quiser outros detalhes da reunião com Restivo na Alesp, pode conferir a íntegra:



Caso Rachel Sheherazade: mobilização histórica dos servidores

Os e as agentes penitenciários de São Paulo e de todo o país começaram a semana tendo sua honra e imagem difamados e caluniados pela "jornalista" Rachel Sheherazade nos vídeos "Monstros contra monstros" e "Joio e trigo", mas a categoria deu um show, deu um baita exemplo de mobilização, de organização e da força, que só a unidade é capaz de construir.

Em São Paulo, os agentes atenderam ao convite do SIFUSPESP para respeitosamente se manifestaram nas redes da jornalista, deixando claro que não podemos aceitar generalizações nem tamanho desrespeito porque #naosomosmonstros!

No sindicato, respondemos imediatamente ao ataque divulgando nota de repúdio e o vídeo abaixo com nosso posicionamento.



Dia 5 de agosto, procuramos pessoalmente a direção do SBT para cobrar uma nota da emissora deixando claro que não concorda com as declarações da apresentadora.

Reunião na sede do SBT, em Osasco
O documento foi enviado ao sindicato no dia 6 - leia mais em SBT responde ao SIFUSPESP: emissora não concorda com opinião de Sheherazade sobre agentes

Nota oficial do SBT. Clique para ampliar

Também já entramos com ação de ação de interpelação pedindo retratação, esclarecimento das acusações, exclusão dos vídeos e indenização por danos morais coletivos por ofensa à honra e à imagem dos agentes penitenciários.

O processo tramita da Vara Cível do Foro de Barueri e é possível acompanhar a andamento da ação  clicando aqui. Vale destacar que a Federação Nacional Sindical dos Servidores Penitenciários (Fenaspen) também entrou com ação, assim como será feito por outros sindicatos da categoria em todo o país.

Afastamento da apresentadora repercute nos sites e redes

Na sexta-feira (9), diversos sites começaram a noticiar que Sheherazade havia sido suspensa e que não apresentaria o jornal SBT Brasil. Os motivos do afastamento não foram comentados nem confirmados pela emissora e a jornalista também desativou temporariamente seu perfil no Twitter.


Para mim, a reação dos agentes penitenciários de todo o país é exemplo da união da categoria e comentei um pouco sobre o caso no post Sheherazade ataca agentes, sofre processo do SIFUSPESP e perde posto no SBT Jornal

Confira algumas das notícias que repercutiram o quiproquó com Sheherazade, citando diretamente o pedido de retratação do SIFUSPESP ao SBT: 
Silvio Santos castiga Sheherazade após confusão com carcereiros - Notícias da TV
Rachel Sheherazade deixa o Twitter após ser punida pela direção de jornalismo do SBT - Fórum
Após confusão com carcereiros, Silvio Santos dá castigo para Rachel Sheherazade - CarasSheherazade cita Chico Buarque após ser punida por Silvio e deixar Twitter - TV FamososSilvio Santos castiga Sheherazade após críticas ao presidente Bolsonaro - Diário do Centro do MundoSilvio Santos ‘se cansa’ de Rachel Sheherazade e punição histórica é anunciada - One NewsSilvio Santos castiga Rachel Sheherazade após opiniões da jornalista - Catraca LivreRachel Sheherazade é castigada por Silvio Santos e deixa de apresentar o SBT Brasil - Portal Overtube
Apresentadora Rachel Sheherazade é castigada por Silvio Santos - PN Notícias
Rachel Sheherazade é castigada por Silvio Santos e deixa de apresentar o SBT Brasil - MT 40Graus
Sheherazade é castigada por Sílvio Santos após confusão sobre opiniões - Polêmica Paraíba/Os Guedes
Silvio Santos gera climão e toma decisão sobre futuro de Rachel Sheherazade no SBT após escândalo - Área Vip
Apresentadora Rachel Sheherazade é castigada por Silvio Santos - Acontece na Bahia
O vídeo de Rachel Sheherazade que levou à punição por parte de Silvio Santos - Diário do
Centro do Mundo
Após castigo, Rachel Sheherazade pode não ter contrato renovado pelo SBT - RD1
Rachel Sheherazade é punida por Silvio Santos após polêmica com carcereiros - Observatório da Televisão

Outras novidades e informações atualizadas na minha página no Facebook, que convido a curtir e seguir, assim como no meu Twitter e no site do SIFUSPESP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página